A Prefeitura de Duas Barras, através da Secretaria de Cultura e Turismo e em parceria com a Associação Bibarrense dos Artesãos (ABA), garantiu total apoio à delegação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap), que esteve recentemente na Casa da Cultura em Duas Barras, com o objetivo de promover o cadastramento dos artesãos em atividade atualmente no município.
Falando a respeito da iniciativa, o secretário Francisco Vasconcellos destacou: “chega em boa hora essa parceria com o Governo do Estado, que será muito importante para fortalecer ainda mais o trabalho da Associação de Artesãos de Duas Barras. Esse é o objetivo da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura e Turismo, oferecer melhores condições de trabalho para os artesãos. É preciso agradecer aos parceiros do estado e o apoio do deputado estadual Comte Bittencourt”, reforçou.
Reconhecendo o artesanato não só como forma de desenvolvimento local e regional, bem como um importante segmento do potencial econômico do estado do Rio de Janeiro e um registro vivo da história local, valorizando a identidade e a cultura de cada cidade o Governo do Estado reconhece o artesanato como uma atividade econômica expressiva em todo o Brasil. A Atividade está responsável pela movimentação anual de R$ 50 bilhões, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), envolvendo cerca de 8,5 milhões de brasileiros que fazem do artesanato o seu próprio negócio e sua principal fonte de renda.
Ao final desta primeira fase do cadastramento, o Governo do Estado, através da Sedrap, pretende mapear e identificar o potencial do artesanato nos municípios, identificando não só o perfil dos artesãos envolvidos na produção, bem como, as matérias-primas utilizadas e as diversidades do que vem sendo produzido em todo o estado.
A ideia, segundo o subsecretário Renato Bravo, “é garantir o cadastramento de todos os artesãos espalhados pelos 92 municípios do estado. Vale lembrar que o programa, que está passando por uma ampla reestruturação, já passou por 13 municípios desde junho de 2015, totalizando 1.680 artesãos cadastrados”, destacou.
Ele informou, ainda, que, a partir do cadastramento, o artesão passa a ter direito à Carteira do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), que lhe garante benefícios como: divulgação do seu trabalho por meio das mídias digitais, impressos e veículos em geral disponibilizados pelo estado; qualificação, em parceria com o Sebrae/RJ a nível regional; microcrédito através da Agência Estadual de Fomento (AgeRio), com acesso a linhas de crédito especiais para investimento no crescimento da sua atividade; comercialização, com a participação em feiras e eventos, com espaços para divulgar e comercializar seus produtos e Espaço Artesanato em Movimento, destinado à exposição e comercialização do trabalho dos inscritos no programa.
Durante o cadastramento mereceu destaque a presença da artesã mirim Alice Huguenin, que fez questão de se cadastrar com a autorização expressa de sua mãe Luciana, que acompanhou todo o processo junto com a presidente da Associação Bibarrense de Artesãos, Adriana Calvo.
Segundo informou a coordenadora do Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, Nea Mariozz, “objetivando apoiar ainda mais os artesãos, a Sedrap também está desenvolvendo o ‘SIG Art’, uma importante ferramenta online que contém informações referentes às principais feiras, cadastro, benefícios, políticas públicas e legislação voltadas para o artesanato. Além disso, o sistema ainda conta com o Portal WebGeo, que apresenta mapas temáticos com a possibilidade de o artesão interagir com as informações disponibilizadas pelo programa”, concluiu.