Dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) mostram que, este ano, as vendas de Natal em Nova Friburgo registraram crescimento de apenas 2% em relação a 2013.
Na avaliação de Bráulio Rezende, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), entidade que administra o SPC, foi o pior movimento dos últimos anos, que, todavia, não surpreendeu, pois acompanhou o fraco desempenho do comércio ao longo de 2014. Ele lembra que, em dezembro do ano passado, as vendas na cidade aumentaram 10% na comparação com o mesmo período de 2012.
– Tivemos uma queda bem acentuada, se pensarmos em 2013 e também em 2012, que apontou elevação de 8% sobre o ano anterior. Percebemos que houve redução grande na venda de eletrônicos, como já vinha acontecendo em outros natais, e que o consumidor deu preferência a produtos de valor agregado mais baixo – comenta Rezende, também presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) de Nova Friburgo.
Bráulio Rezende acha que o resultado poderia ser ainda mais decepcionante se o movimento não tivesse crescido na semana antes do Natal, especialmente no dia 23. Ele acredita que pesaram positivamente para esse aquecimento iniciativas da CDL e do Sincomércio, como estender o horário de funcionamento das lojas, veicular campanha de incentivo às vendas em rádio e TV e realizar projeto musical nas ruas da cidade.
No período, mais de 20 apresentações reuniram cinco grupos, do dia 12 ao dia 24 de dezembro, em calçadas de Centro, Olaria e Conselheiro Paulino. “As ações das nossas entidades ajudaram a criar o clima de Natal em Nova Friburgo e a amenizar a queda nas vendas. Por sua vez, as lojas se prepararam, oferecendo preços competitivos, estoque e bom atendimento”, analisou Rezende.
O presidente da CDL e do Sincomércio acrescentou que as consultas aos cadastros do SPC revelam que as lojas de Nova Friburgo têm sido procuradas por consumidores de cidades mais distantes, e não somente de municípios vizinhos.
– Nossas lojas sempre atraíram moradores da região da qual Nova Friburgo é polo, mas, ultimamente, o SPC vem anotando consultas em nome de consumidores de Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Macaé, Campos, Itaocara, Itaperuna, entre outros locais. Isso comprova a qualidade do nosso comércio – destacou o presidente e empresário Bráulio Resende.