Encontro com produtores em São Sebastião do Alto discute o setor

A Prefeitura de São Sebastião do Alto promoveu, através da Secretaria Agricultura, dia 27 de março, encontro com produtores rurais da cidade. Realizada na sede da Ceasa-RJ (Central de Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro), a reunião não teve o objetivo de esclarecer possíveis dúvidas, mas criar um programa de apoio ao produtor rural. Foram abordados e discutidos diversos assuntos, entre eles, legalização do produtor rural, atuação do sistema Faerj (Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado do Rio de Janeiro), Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), das instituições financeiras e crédito rural.


O prefeito Carmod Bastos (PT) abriu o encontro destacando a importância do evento. Ele falou sobre as diversas ações que a Prefeitura tem realizado no campo. “É nossa determinação a valorização constante na área rural, a reforma de pontes, recuperação de estradas, aquisição de maquinários e apoio da Emater-Rio (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro). Mas queremos e vamos fazer mais”.

Representante da Faerj, José Roberto Tavares ministrou uma palestra sobre os conceitos de produtor e de propriedade rural, os tipos de atividade rural existentes, os procedimentos que devem ser tomados para a obtenção da Inscrição Estadual e do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), a emissão da nota fiscal de produtor e a tributação do produtor rural, os benefícios das obrigações fiscais e tributárias do CNPJ rural, a garantia da aposentadoria ao produtor rural pela comprovação da atividade, o acesso a linhas de crédito e financiamento. “É importante o produtor rural estar em conformidade com algumas legislações, até mesmo para garantir seus direitos”, afirmou Tavares.

O evento ainda contou com a presença do secretário estadual de Desenvolvimento, Felipe Peixoto, que, além de elogiar a iniciativa da Prefeitura, destacou a determinação e a luta dos produtores. “Com planejamento e bastante trabalho, muito já foi feito, mas ainda existe muito a se fazer. São Sebastião do Alto tem um prefeito que gosta de trabalhar e é determinado, tenho certeza que ele fará o melhor pelo município”, afirmou. 

Também estiveram presentes ao evento Leonardo Miguel e Halisson, gerentes do Banco do Brasil (BB); Márcia Moreira, representante do Sebrae; Manoel Espíndola, secretário municipal de Agricultura, além de representantes da Emater-Rio.

Prefeitura e Estado melhoram estradas rurais de Cordeiro

Em parceria com o Governo do Estado, a Prefeitura de Cordeiro promove a melhoria de estradas rurais, que estão recebendo a intervenção da patrulha mecanizada da Emater-Rio (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro), contanto com o reforço de máquinas e servidores do município.

Os principais serviços executados são limpeza e acabamento da pista, gradagem e escarificação do solo, instalação e manutenção de saídas de águas pluviais, compactação com rolo, aplicação de material de revestimento primário (brita tipo bica corrida), entre outros. Em alguns pontos, estão sendo feitos serviços para conter trechos de estradas que apresentam risco de desabamento. 

O secretário de Agricultura, Lauro Nardoto, ressalta que o revestimento com bica corrida melhora a condição operacional da estrada, tanto para o deslocamento dos moradores quanto para o transporte da produção. Ele explica, também, que, em algumas situações, foi necessário fazer o alargamento da pista e a retificação de curvas para dar mais segurança aos usuários.

O prefeito Leandro Monteiro (PCdoB) destaca que pretende buscar apoio para que a manutenção das estradas rurais de Cordeiro, em parceria com o Estado, seja constante, garantindo a continuidade de importantes atividades econômicas do município e uma melhor qualidade de vida para as famílias que residem no campo.

Pregão para comprar antenas de telefonia celular rural

O secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo,  informou que está sendo realizado o primeiro pregão para a compra das primeiras antenas do sistema de telefonia celular rural do programa Rio Rural. O anúncio foi feito para cerca de 300 agricultores, em Cachoeiras de Macacu, durante a abertura do Encontro de Comitês Gestores das Microbacias Hidrográficas (Cogem).

– Com o ‘Vozes da Produção’, o estado do Rio será o primeiro a implementar um programa de telefonia celular e internet no país. Isso permitirá ao produtor acessar o preço dos produtos agrícolas, facilitando no momento de negociar. Não adianta resolver problemas de estradas, eletrificação, se não solucionarmos a questão da telefonia e da internet. Precisamos evitar o êxodo rural digital – destacou Áureo.

Na ocasião, a presidente da Emater-Rio, Stella Romanos, lembrou que a injeção de recursos do programa Rio Rural tem permitido aos técnicos da empresa intensificar as ações junto aos agricultores, promovendo o desenvolvimento rural sustentável. “Os Cogems são uma importante conquista. Permitem que o próprio produtor diga o que precisa”.

Satisfeito com o programa, o produtor do município de Casimiro de Abreu, Roberto Carlos Fortini, integrante do Cogem, destacou que o encontro é uma oportunidade para conhecer as ações dos comitês gestores que estão sendo realizados em outros municípios. “Acredito nos benefícios do projeto e na sua importância para a conscientização dos produtores com relação à preservação da natureza. Com recursos do Rio Rural e apoio técnico da Emater-Rio, estou protegendo as nascentes em minha propriedade, criando galinhas caipiras e ampliando o plantio de aipim”.

Durante o evento, técnicos da Emater-Rio que se destacaram pelo trabalho de promover o desenvolvimento rural sustentável foram homenageados pela Secretaria de Agricultura com placas de agradecimento.

Duas propriedades de Carmo perto de certificação contra brucelose e tuberculose

No último dia 1º de abril, foram realizadas as coletas de amostras de sangue de bovinos de duas propriedades rurais no município de Carmo. Esta é a fase final para que os rebanhos sejam certificados como livres de brucelose e tuberculose. Até hoje, a Pesagro-Rio (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro) só emitiu duas certificações no estado, uma em Carmo e outra na fazenda da própria instituição, em Seropédica.

A certificação é obtida através de nove meses de exames regulares que comprovem a sanidade do rebanho. O foco do projeto Leite Limpo é o produtor familiar que possua até 100 cabeças de gado. O resultado das coletas do último dia 1º deve sair nos próximos dias.

– A nossa meta é que, mais tarde, no futuro, as pessoas falem que o produto de Carmo pode ser consumido porque está com segurança alimentar garantida. Carmo foi o primeiro município do estado a ter a certificação e que seja o primeiro a ter essa confiabilidade – afirmou a médica veterinária da Pesagro-Rio, Leda Kimura.

A sanidade dos rebanhos quanto às duas doenças é muito importante porque ambas são transmissíveis para humanos. O objetivo da Pesagro-Rio é produzir um derivado deste leite certificado, o que deve agregar valor ao produto. Como o animal descoberto com uma das enfermidades durante as coletas deve ser sacrificado, a instituição oferece alguns benefícios, como inseminação artificial, alimentação, suporte sanitário, além de vacinas.

O produtor que tiver interesse em participar do programa deve procurar a Secretaria Municipal de Agricultura e fazer o seu cadastro. A partir daí, será feito um registro no Núcleo Regional de Defesa Sanitária, em Cordeiro, e o processo de coleta das amostras será iniciado. Todos os procedimentos são gratuitos para os produtores com até 100 cabeças.

Carmo terá novamente exposição agropecuária

O prefeito em exercício de Carmo, César Ladeira (PT), oficializou, dia 31 de março, a realização da exposição agropecuária do município este ano. A festividade não é realizada há mais de dez anos e o anúncio veio durante evento no Centro Cultural Professor Jair Nunes Macuco, no Centro da cidade.

O secretário estadual de Agricultura e Pecuária, Christino Áureo, era esperado para realizar o anúncio junto com o prefeito, mas o tempo ruim na região impossibilitou a chegada do helicóptero à cidade. A exposição agropecuária está prevista, inicialmente, para ser realizada entre os dias 17 e 21 de setembro. “A exposição agropecuária é a valorização do produtor rural carmense. Nós temos que estar atentos às demandas do homem do campo e dar o devido valor a este trabalho vital para a sociedade. Este evento sempre foi tradicional no município, então vamos resgatá-lo e fazê-lo ter a dimensão que ele merece historicamente”, explicou o prefeito César Ladeira.

No calendário oficial de Exposições Agropecuárias da Secretaria de Estado de Agricultura estão previstas a realização de exposição na cidade de Cordeiro, no período de 12 a 20 de julho; em Itaocara, de 03 a 06 de julho; e em Macuco, de 04 a 07 de setembro deste ano.

O primeiro evento agropecuária no Estado começa em abril encerrando em dezembro de 2014.

LICENÇA – O prefeito eleito de Carmo, Odir Ribeiro (PSB), solicitou mais 90 dias de afastamento para tratar da saúde. O pedido foi aceito por unanimidade pela Câmara. Desta forma, o vice César Ladeira continuará governando a cidade ao menos até o final de junho.

Com o novo afastamento, serão completados sete meses desde que Odir Ribeiro deixou o cargo para se tratar, no final de novembro. César Ladeira deve continuar dando prosseguimento aos projetos do prefeito, além de implementar suas novidades à frente do Governo Municipal de Carmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email