Encontro Estadual de Agentes de Desenvolvimento é realizado em Búzios

No dia 16 de setembro, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio de Janeiro (Sebrae/RJ) realizou, em Búzios, o I Encontro Estadual de Agentes de Desenvolvimento, com o objetivo de debater a importância dos agentes para o crescimento econômico dos municípios.

– Os agentes de desenvolvimento são parceiros fundamentais para não deixar morrer a chama do desenvolvimento das micro e pequenas empresas nas regiões – declarou Armando Clemente, diretor do Sebrae/RJ, que abriu o evento e deu as boas-vindas aos participantes. Também participaram da primeira fase do evento o prefeito de Búzios, André Granado; o representante da Unidade de Desenvolvimento Territorial do Sebrae Nacional, Pedro Valadares, e o prefeito de Três Rios, Vinícius Farah, que ministrou a palestra magna e falou sobre como transformou o município de Três Rios numa potência econômica.

– O meu grande desafio foi transformar Três Rios em uma cidade atrativa, com um ambiente favorável para captar investimentos e negócios de todas as esferas e de todos os tamanhos. Com uma política pública que passa por benefícios fiscais para grandes empresas; qualificação profissional da mão de obra; investimento na melhoria dos serviços; investimento num leque de oportunidades igualitárias para todos os segmentos, o mesmo tratamento que o município oferece às grandes e médias indústrias que se instalaram em Três Rios, como a multinacionais Nestlé, damos aos microempreendedores individuais e às micro e pequenas empresas – afirmou o prefeito de Três Rios.

Em seguida, a consultora de Políticas Públicas do Sebrae/RJ, Carla Monnerat, ministrou a palestra ‘Empreender para o desenvolvimento local’, em que abordou as características de um bom empreendedor e o como esses empreendedores podem  colaborar para o desenvolvimento econômico de sua região.

A tarde, o evento seguiu com a palestra do consultor de Políticas Públicas do Sebrae Nacional, Gustavo Grisa, que falou sobre ‘Gestões de Cidades’, onde deu exemplos de práticas de gestão sustentável. E com as apresentações de casos de sucesso das agentes de desenvolvimento Angélica Moreira, da região de Cambará (PR), e de Priscila Bélens, de Garanhuns (PE).

Como forma de reconhecer o esforço dos agentes de desenvolvimento em atuação no estado do Rio, ao final do evento a gerente de Políticas Públicas do Sebrae/RJ, Andréia Crocamo; a analista de Políticas Públicas do Sebrae/RJ, Flávia Guedes, e o representante da Unidade de Desenvolvimento Territorial do Sebrae Nacional, Pedro Valadares, premiaram os três agentes com maior destaque.

Em terceiro lugar, o premiado foi o secretário de Desenvolvimento Econômico de Trajano de Moraes, Mário Alfredo Botelho; o segundo lugar foi para o secretário de Fazenda e Planejamento de Natividade, Leandro Bazeth Levone, e o primeiro lugar ficou para o secretário de Desenvolvimento de Pinheral, Lauryston Oliveira.Mário Alfredo já foi secretário em Cordeiro e em Macuco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email