Entrevista: Bruno Boaretto – “O fortalecimento no investimento das pessoas continuará como principal obra”

Bruno Boaretto
Bruno Boaretto

Entrevista: Bruno Boaretto, prefeito do município de Macuco
““O fortalecimento no investimento das pessoas continuará como principal obra””.

Uma história política recente e vitoriosa. Isso pode definir a performance do atual prefeito do município de Macuco, Bruno Boaretto. Reeleito para mais um mandato à frente da Prefeitura, em entrevista exclusiva ao Jornal da Região, Bruno Boaretto conta um pouco de sua trajetória, suas realizações e as novas conquistas que pretende implementar para o município no próximo mandato.

Prefeito de Macuco Bruno Boaretto
Prefeito de Macuco Bruno Boaretto

JR – Seu tio foi prefeito de Cordeiro, seu pai também já foi candidato. Como você se encontrou na política? Influência da família?
Bruno Boaretto – Com certeza foi um incentivador a mais. Eu tive a oportunidade e a felicidade de crescer vendo todos os trabalhos, toda participação e movimentação política do meu tio José Carlos e do meu pai que, na verdade, chegou a assumir o município de Cordeiro por seis meses. Meu pai já foi vice-prefeito de Cordeiro, meu tio Zé Carlos já teve dois mandatos, então eu tive essa oportunidade de crescer vendo a participação deles na política, sempre buscando o bem comum, sempre buscando o melhor para a cidade e para a população de Macuco. Então, com certeza, além deles, também outras lideranças importantes como Junto Abi-Râmia, que vem a ser meu padrinho, assim como o Moncleber Gomes, que foi um deputado estadual referência aqui da nossa região. Vendo essas pessoas trabalharem, buscando o melhor para a cidade, foi também um fator incentivador muito grande. Logicamente, a gente tem também, como cidadão, essa vontade de fazer o melhor para o próximo, o melhor para nossa cidade, então eu acredito que tenha sido o “unir o útil ao agradável”: exemplos familiares e o desenvolvimento de uma boa política somado à minha vontade e à minha aptidão para também participar da política de uma forma entusiasta como sempre.

JR – Na sua administração, o que você destaca como principal obra realizada pelo seu governo em Macuco?
Bruno Boaretto – Tratando de obras físicas, a gente conseguiu avançar muito, mesmo em um período tão difícil, com tanta dificuldade financeira, do município e do Governo do Estado, passando por uma situação complicada, atravessando a pandemia, atravessando tantos outros problemas, a gente conseguiu avançar em obras físicas como a construção do Horto Municipal, do Complexo Poliesportivo no Parque de Exposições, o Cantinho da Criança que é voltado para a área de saúde única para as crianças, construindo PSF no bairro da Barreira, etc. A gente passou por diversas obras de grande importância. Estamos agora realizando a construção e a reforma de praças. Estou duplicando o posto de saúde da cidade, fazendo o segundo andar, mas eu acredito que a grande verdadeira obra que a gente teve foi iniciar a oportunidade de investir no cidadão. A grande obra foi o investimento nas pessoas. Ainda no ano de 2019, nós conseguimos implantar gratuitamente para a população diversos cursos profissionalizantes e técnicos para que, principalmente os mais jovens, tenham oportunidades de especialização. A gente implantou na nossa rede municipal de ensino o programa Mais Atividade, que são aulas de reforço em Português e Matemática, complementadas por esportes e tem até balé hoje na nossa rede municipal de ensino. A gente conseguiu ter um olhar bem crítico no campo social, iniciando algumas reformas de moradias que tinham situação precária. A gente conseguiu um investimento nas pessoas muito grande. Fizemos também um investimento nas pessoas, no turismo rural, que a gente implantou aqui e que teve um início promissor. Infelizmente está com as atividades suspensas devido a pandemia, mas com certeza será um fator que irá gerar renda e emprego na cidade que pretendemos dar continuidade. Vejo nisso, na qualificação, capacitação e abertura de oportunidade para as pessoas, como a grande obra que conseguimos realizar, através de parcerias como Sebrae e parcerias com secretarias e ministérios a nível estadual e federal.

Bruno e família durante a diplomação
Bruno e família durante a diplomação

JR – Na eleição Municipal deste ano, ocorreu um fato raro no estado do Rio: a candidatura única a prefeito de Macuco. Você se reelegeu com 100% dos votos válidos. Como e por que isso aconteceu? A que você credita a sua candidatura única?
Bruno Boaretto – Na verdade, eu acredito muito no trabalho. Logicamente, ocorreram uma série de fatores que, ao meu ver, colaboraram para que isso acontecesse. A gente pode acompanhar aqui uma divisão, um racha político dentro da oposição e, na verdade, o que eu entendo que houve também foi um reconhecimento pelo nosso trabalho, até mesmo por parte dos adversários. A gente trabalhou incansavelmente, reergueu o nosso município, levantando a autoestima da população. Eu tenho certeza que eu venho em um momento político muito forte, com muita proximidade com o povo e isso ajudou muito. Com certeza o reconhecimento por esse trabalho facilitou esse posicionamento da candidatura única. Meu grupo se manteve unido, se manteve junto, sem divisões. As pessoas me ajudaram muito a trabalhar por reerguer a nossa cidade, então foi um conjunto de fatores que resultaram nessa candidatura inédita acho que na nossa região. Fiquei muito feliz, mas foi uma eleição que eu tratei como outra qualquer. A gente tinha a obrigação de mobilizar as pessoas a irem votar. Na verdade, a gente colocou nosso nome para um julgamento de aprovação ou reprovação. No meio de uma pandemia, já tem uma desistência natural das pessoas irem votar. Então foi um desafio muito grande. Às vezes, à distância, parece que foi fácil, mas não foi fácil. Mas ao final, saí muito feliz. Foi a maior votação que um político já teve na história de Macuco, superando a minha eleição de 2016. Na eleição anterior eu tive 4002 votos e já tinha sido a maior votação de um político aqui e agora os 4416 votos dão novamente essa chancela para a gente. Então, mesmo com todas as dificuldades, a gente conseguiu conscientizar as pessoas a irem votar e, o que é melhor, aumentar ainda mais a nossa votação. Fiquei muito feliz por todo esse contexto.

JR – O prefeito de Cantagalo, Guga de Paula, já afirmou que não só vota em Bruno para Deputado, como trabalha para eleger um representante na Alerj da região. Como você avalia a possibilidade de disputar uma vaga para deputado estadual em 2022?
Bruno Boaretto – É público e notório que, realmente, há muitos anos, a nossa região se encontra nesse vácuo político de representatividade na Alerj. Por mais que a gente trabalhe, cada um no seu norte local, buscando as melhores opções para o município, a verdade é que realmente a região precisa de uma representação forte na Alerj para a gente trazer não só obras, mas também investimento e, acima de tudo, oportunidade, principalmente em empregos aqui para nossa região. Realmente a gente está ficando para trás, a gente precisa ter essa voz na Alerj, nesta busca e disputa por espaço nos bastidores políticos do estado. Eu nunca fugi de desafios, sempre gostei da política e de desafios. Se eu disser que não é uma vontade, não é um sonho, estaria mentindo. Tenho esse desejo, essa vontade, de um de um dia poder representar toda a nossa região, pois não só Macuco ficará mais forte, mas toda região ficará forte. Mas isso vai passar por um amadurecimento, por mais conversa, por ouvir mais os outros colegas prefeitos também. Alguns têm manifestado esse estímulo na minha pessoa, então a gente vai conversar mais daqui para frente, não tem nada decidido ainda. Minha preocupação neste próximo ano é reconduzir Macuco da melhor forma possível, continuar no caminho do progresso, trazendo novas conquistas e novas oportunidades para nossa cidade, mas jamais fugindo de conversas sobre o futuro, sobre nossa região. Vamos ver ainda, está um pouco cedo para qualquer tipo de decisão. Vamos conversar, vamos analisar o quadro, a cada dia, a cada mês, para lá na frente sim tomar uma decisão do que fazer.

JR – Qual será a sua prioridade neste próximo governo que começa em janeiro de 2021? Tem alguma obra em especial que pretende fazer?
Bruno Boaretto – A nossa prioridade total é a retomada das nossas atividades. Se Deus quiser, com a chegada da vacina, acredito que até o mês de fevereiro, a gente já vai poder estar reorganizando isso aí. É como eu disse acima, o fortalecimento no investimento das pessoas continuará como principal obra, como a retomada dos cursos técnicos e profissionalizantes, retomada das nossas aulas, retomada de todas as atividades que estavam trazendo e melhorando o desenvolvimento da nossa cidade, como o turismo rural, enfim: essas serão as prioridades. A gente já tem umas obras em andamento como construção de praças, a reforma do Parque de Exposição, a duplicação do posto de saúde, entre outras, onde a gente quer dar essa prioridade, nessas inaugurações, até o início do próximo ano. A gente tem ações novas para iniciar como infraestrutura e calçamento do alto do bairro da Glória e calçamento de algumas poucas ruas que ainda restam calçar no nosso município. A gente está querendo construir um pórtico novo para a entrada da cidade e também, instalar uma torre de retransmissão de sinal de celular no bairro da Volta do Umbigo, pois lá não existe nenhum sinal de telefonia. Enfim, a gente está, acima de tudo, no pique total, com várias outras obras no radar. Tem também a realização do grande sonho da população de Macuco, que é a construção do hospital, a gente retomar esta obra está muito próximo de acontecer. Macuco também foi contemplado junto ao governo do estado na construção de 50 casas populares, que a gente conseguiu junto a CEHAB que devem, até o mês de fevereiro, estarem sendo iniciadas aí. Então pode ter certeza que estamos a todo vapor, energia total para esse mandato novo ser ainda melhor do que o primeiro mandato.

JR – Como está o relacionamento com o governo do estado? Tem conseguido apoio para realização de obras no município?
Bruno Boaretto – Infelizmente a gente já viveu, no mandato anterior do Governo do Estado, muito tumulto né, saindo governador da forma que aconteceu, e nesse que se iniciou em 2019 não foi diferente. A gente já teve uma troca de Governador agora, o que é muito maléfico e prejudicial, essa insegurança e inconstância política. Eu tenho particularmente um relacionamento muito bom com o atual Governador Cláudio Castro, já estou agendado nesta semana para uma conversa com ele exatamente para gente levar assuntos referentes ao hospital e referente a algumas demandas de Macuco. A expectativa está boa, eu estou numa num relacionamento bom, caminhos muito bons, tanto no estado do Rio quanto em Brasília, com deputados federais, e não tem a menor sombra de dúvida: assim como conseguimos essas casas populares, assim como estamos conseguindo a retomada da obra do hospital, não tem a menor sombra de dúvida que a gente conseguirá uma parceria muito boa e muito importante, tanto com o governo federal quanto com o governo estadual.

Bruno Boaretto
“o fortalecimento no investimento das pessoas continuará como principal obra.”

JR – Com referência ao Legislativo Municipal, você já foi vereador e presidiu a Câmara de Vereadores de Macuco. Como foi o relacionamento com os atuais vereadores e o que espera dos próximos vereadores?
Bruno Boaretto – Acima de tudo, foi um relacionamento de muito respeito, um relacionamento onde a gente reconhece a independência dos poderes, mas acima de tudo houve uma união em busca de dias melhores. A gente ter tido uma boa gestão no primeiro mandato passou pelo apoio da Câmara Municipal que, por exemplo, autorizou o parcelamento de uma dívida enorme que o município tinha com o INSS. Os vereadores cumpriram a sua missão de fiscalizar e fazer projetos de lei, de fazer indicações sugerindo obras ou intervenções nas localidades, nos bairros, desempenharam com independência suas funções, fiscalizaram e fizeram requerimentos com pedidos de informações, mas com certeza a participação de todos os vereadores foi muito importante para que o nosso governo desse certo. Eu tenho certeza que o mandato que se iniciará agora em janeiro de 2021 não será diferente, com o mesmo sentimento, com as mesmas prerrogativas de independência, mas acima de tudo prerrogativas de respeito, onde eu tenho certeza que o bem comum e o melhor para a população de Macuco irá acontecer. Cada projeto que envio para Câmara, se eles têm alguma dúvida, faço questão de ir pessoalmente para tirar ou mando alguém da equipe técnica para tirar qualquer dúvida que os vereadores possam ter. Eles têm total acesso aqui para qualquer tipo de fiscalização, então a gente quer é isso, que se tenha um ambiente de respeito e acima de tudo um ambiente que busque dias melhores para a nossa cidade.

JR – No próximo dia 28 de dezembro, Macuco completa 25 anos. Qual é a mensagem que gostaria de deixar para o povo de Macuco?
Bruno Boaretto – A principal homenagem é um agradecimento mais do que especial pela confiança, pelo carinho, pela cumplicidade e por ser o principal incentivador de cada dia de trabalho meu à frente da prefeitura. Se não fosse a parceria da população, o incentivo da população, talvez a gente não tivesse esse gás, esse ímpeto de correr atrás por dias melhores para nossa cidade. Então podem ter certeza que vocês terão no prefeito Bruno Boaretto uma pessoa incansável à frente do executivo municipal, na busca por dias melhores. Serei eternamente grato a tantas oportunidades que a população de Macuco me deu, em três mandatos como vereador, em dois mandatos como Prefeito e ao carinho de sempre, por me deixar fazer parte da história desse município. Com certeza me orgulho muito disso. Eu tenho muito orgulho em poder dizer que sou prefeito de Macuco, que é a cidade que eu amo. Deixo o meu muito obrigado e aproveito a oportunidade para desejar a todos um Natal repleto de paz, carinho, um Natal família, com muito Jesus no coração e um Ano Novo repleto de alegrias, realizações e conquistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email