Com o objetivo de formar, qualificar e capacitar os servidores públicos municipais e a comunidade interessada no aprendizado da gestão pública, foi realizada, na Câmara Municipal de Nova Friburgo, aula magna da Escola do Legislativo de Nova Friburgo (Elenf), a segunda do estado e a primeira no interior.
A aula magna proferida pelo deputado estadual Gilberto Palmares (PT), coordenador da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, e foi bastante positiva. O palestrante falou para os vereadores, servidores da Câmara Municipal de Nova Friburgo e demais cidadãos presentes.
A Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Nova Friburgo tem como missão proporcionar meios para promover a capacitação e qualificação profissional dos parlamentares e servidores do Legislativo com excelência e qualidade. Com isso, propõe dinamizar os serviços prestados aos munícipes e aproximar o Legislativo da sociedade, abrindo espaços para incentivo o exercício da cidadania. A proposta de regulamentação do regimento interno da Escola do Legislativo foi apresentada pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara, e seguirá para a Comissão de Constituição e Justiça, devendo ser incluída na pauta para votação nesta semana.
Segundo o presidente da Câmara, vereador Márcio Damázio (PSD), a Escola do Legislativo é mais uma iniciativa de sua gestão à frente da Câmara Municipal. “Hoje, Nova Friburgo vive um dia histórico na promoção da capacitação da gestão de políticas públicas a todos os interessados, e espero que a sociedade se aproprie desta importante ferramenta a serviço da população”, afirma o presidente.
O coordenador geral do projeto, vereador Marcelo Verly (PSDB), salientou o pioneirismo da Escola do Legislativo de Nova Friburgo no interior do Estado. “Não sabíamos desse pioneirismo e ficamos muito satisfeitos de iniciarmos uma história não só em Nova Friburgo, mas em todo o estado. A gestão pública deve, primeiramente, visar o bem comum, promover o desenvolvimento amplo de toda a sociedade e possibilitar o bem-estar de toda a comunidade”, afirmou Verly.