O presidente do Grupo Euclidiano de Atividades Culturais (Geac), Alex Vieitas, lançou a segunda edição do seu livro ‘Tributo a Euclides da Cunha’, com a tiragem de 500 exemplares.
O livro é uma reunião de artigos e matérias do autor publicados anteriormente no jornalzinho do Geac ‘O Euclidão’, no Suplemento Euclidiano produzido pelo grupo em 2009 e editado pelo JORNAL DA REGIÃO, por ocasião das comemorações do Seminário Internacional 100 anos sem Euclides e na internet. O autor teve, na elaboração do livro, a colaboração da bióloga e diretora do Geac Fernanda Bruni, que escreveu uma moderna biografia de Euclides da Cunha, um artigo sobre mudanças climáticas e outro sobre a “chama euclidiana”.
O objetivo de Alex Vieitas é que o seu livro sirva de apoio para estudantes, professores e euclidianos em pesquisas iniciais nos assuntos Canudos, Os Sertões e Euclides da Cunha, sendo o livro de leitura rápida e dinâmica, com fotos coloridas. O município de Cantagalo mereceu um capítulo especial no livro. Nele, o autor destaca a história da cidade, dados atuais e as atrações turísticas.
A tiragem da primeira edição do livro foi de mil exemplares e teve distribuição dirigida pelo autor, que fez questão de não comercializar o livro. Os exemplares estão sendo entregues gratuitamente a escolas e bibliotecas para que todos possam ter acesso ao seu conteúdo, além de enviados a instituições culturais e euclidianas de todo o país.
Alex Vieitas esteve, recentemente, em Canudos, na Bahia, fazendo pesquisas sobre o arraial e sobre a guerra e planeja escrever um outro livro sobre o assunto, mas, agora, com ênfase em Canudos e no movimento conselheirista.