O segundo livro da duologia “Wermelinger, Monnerat, Lutterbach, Lemgruber e Erthal”, acerca das biografias de diversos membros dessas cinco famílias, está sendo publicado essa semana. O autor Júlio César Araújo Lutterbach Galhardo de Castro, pesquisador sobre a genealogia de seus ancestrais, possui diversas obras publicadas com essa temática.
Em 2019, aproveitando o ensejo das comemorações dos 200 anos da colonização suíça em Cantagalo, foi publicitado o primeiro volume dessa obra, cujos exemplares encontram-se no momento esgotados. Júlio César afirma que o ano de 2020 também não pode passar em branco, já que se comemoram os 200 anos da chegada das famílias Monnerat e Lutterbach.
Essas cinco tradicionais famílias fluminenses entrelaçaram-se por matrimônio desde a chegada ao Brasil, por muitas gerações até os dias atuais, formando um verdadeiro clã, cujos descendentes contribuíram largamente para o Tesouro Nacional, através de estabelecimentos agrícolas modelares, onde a grande produção de café era exportada para diversas partes do mundo. Foram também responsáveis pela introdução do gado zebu no Brasil e, hoje, graças ao pioneirismo de membros abnegados dessas famílias, o Brasil é o maior exportador de carne do mundo. Com destaques na política, educação, magistratura, medicina, engenharia e diversas outras áreas, membros dessas famílias se destacam em seus diferentes segmentos, e são exatamente essas pessoas que viraram alvo da pesquisa de Júlio Lutterbach.
Dessa vez o prefácio ficou por conta da pesquisadora Solange Barbosa Soderling, também descendente de suíços e alemães, mantenedora da página “Raízes Suíças – Nova Friburgo”, sucesso entre os descendentes daquela colonização.
Interessados nessa epopéi, podem entrar em contato diretamente com o autor através do Facebook (Júlio César Lutterbach Galhardo), pelo e-mail juliolutterbach@hotmail.com ou pelo WhatsApp (32) 98881-7853.