O vereador José Augusto Filho, o Zé da Uta (PSL), encaminhou ofício ao coordenador da Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos), Frederico Saporetti, solicitando a construção de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) para a sede do município de Cantagalo. O pedido do vereador foi em consequência de uma reunião com os moradores do bairro São José e representantes da Cedae, realizada este ano.
Apoio unânime à ETA
O documento encaminhado pelo vereador Zé da Uta (PSL) dia 28 de fevereiro teve apoio dos demais dez vereadores, que assinaram o texto. O prefeito de Cantagalo, Saulo Gouvea (PT), e o ex-prefeito e atual assessor do vice-governador do Estado, Guga de Paula (PP), também assinaram o ofício solicitando a construção de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) para resolver o problema de água.
Site e divulgação
A presidente da Câmara Municipal de Cantagalo, Renata Huguenin (PSC), anunciou que pretende melhorar a estrutura do site do Legislativo na internet, que, atualmente, está bem aquém da expectativa dos internautas. A presidente também disse que pretende melhorar a divulgação dos trabalhos da Câmara, melhorando a estrutura, também, do setor de Relações Públicas e Comunicação.
Guardas
A Câmara Municipal de Carmo aprovou, por unanimidade, projeto do Executivo que cria a Guarda Ambiental e a Guarda da Defesa Civil. Os parlamentares defendem que a proposta enviada pelo prefeito Odir Ribeiro (PSB) vem ao encontro de um antigo anseio do município, que há muito necessitava de investimento na criação dessas duas corporações municipais.
Vereadores fiscalizam escola municipal
Os vereadores de Bom Jardim Gabriel Garcia (PSB) e Valadar Cardoso (PP) fizeram uma visita à Escola Municipal Antônio Gomes, no distrito de São José do Ribeirão. Com a inspeção, constatou-se a necessidade imediata de realizar melhorias na escola, que conta com mais de 130 alunos e funciona em dois turnos diários atualmente. As maiores reclamações são relacionadas à necessidade imediata de instalação de bebedouros, pavimentação do pátio para eliminar a poeira, instalação de ventiladores nas salas de aula e a substituição dos quadros negros (de giz) por quadros de pilot. A Escola Antônio Gomes ainda necessita de uma reforma no piso das salas, no telhado, colocação de forro e ampliação da cozinha, além da construção de um refeitório e de muros ao seu redor, segundo os vereadores.
Quebra-molas
O vereador Homerinho da Saúde (PSB) solicitou à Prefeitura de Cantagalo, por meio de indicações, a colocação de três quebra-molas na cidade: um na Rua Nair Jacinta, no bairro São José, e dois no bairro Quinta dos Lontras. O parlamentar justifica seu pedido alertando para o fato de os motoristas estarem trafegando nos locais indicados em velocidade acima do permitido.
Reserva de barracas
O vereador Ciro Fernandes (PR) propôs à Prefeitura de Cantagalo que seja feita uma reserva de vagas de cinco barracas nas festividades da cidade. Elas serão destinadas às instituições comprovadamente sem fins lucrativos. Os espaços poderão, assim, ser utilizados para comercialização de produtos das entidades e os recursos poderão ser utilizados na manutenção destas.
Teatro Municipal terá novo nome
O Teatro Municipal de Nova Friburgo, no Suspiro, deverá ser rebatizado com o nome de Laércio Rangel Ventura. O projeto, homenageando o ex-diretor do jornal ‘A Voz da Serra’, falecido em 3 de fevereiro, é do vereador Joelson do Pote (PSD), e foi aprovado em primeira discussão na sessão no dia 28, na Câmara – 19 votos a favor e uma abstenção. A matéria passará por nova votação no plenário da Câmara nos próximos 10 dias e, caso seja aprovada novamente, seguirá para sanção do prefeito Rogério Cabral (PSD). Na ocasião em que foi inaugurado, o teatro chegou a ser batizado de Ariano Suassuna. Porém, a homenagem teve que ser revista por iniciativa do Ministério Público, porque a lei vigente não permite que uma pessoa ainda viva dê nome a um prédio público.
*Para esta nota: informe publicitário