Estado lança programa de adoção de animais no “CarioCão” em parceria com Federação de Futebol

Estado lança programa de adoção de animais no "CarioCão" em parceria com Federação de Futebol
Estado lança programa de adoção de animais no "CarioCão" em parceria com Federação de Futebol

O primeiro clássico do campeonato carioca de futebol será palco para o lançamento do projeto ‘CarioCão’, uma parceria entre o Governo do Estado e da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) para estimular a adoção de animais. Durante o Fla x Flu deste domingo (14/3), os jogadores entrarão em campo com animais abandonados que foram resgatados por ONGs do Rio de Janeiro. Ações semelhantes serão realizadas ao longo da competição.

A iniciativa foi idealizada pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, responsável pelas políticas de Proteção e Bem-Estar Animal (RJPET), que tem registrado um aumento do número de animais abandonados durante a pandemia. Para a estreia do projeto foram escalados Nando para entrar com o time do Flamengo e Botinha com a equipe tricolor (imagens em anexo).

Acreditamos que o futebol pode ser um grande mobilizador para incentivar as adoções de animais e, assim, desafogar as ONGs – disse o governador em exercício Cláudio Castro, que destacou a parceria com a Ferj.

Segundo o secretário de Agricultura, Marcelo Queiroz, o principal objetivo da campanha é conscientizar a população em relação à importância de adotar um amigo de quatro patas.

 

 

Levar a campanha e os animais ao gramado do Maracanã no Fla x Flu é um acontecimento inédito, que só foi possível após parceria com a federação, que imediatamente apoiou a ideia. Esperamos que muitos pets ganhem novos lares após o lançamento da campanha ‘CarioCão’ – afirmou o secretário.

As políticas de proteção e bem-estar animal têm recebido uma atenção especial do governo, que trabalha para tornar o Estado do Rio de Janeiro uma referência na área.

Já criamos o selo Amigo dos Animais / Pet Friendly, que ajuda donos de animais a encontrar estabelecimentos, como hotéis, bares, restaurantes e comércio, que os recebam com seus pets. Publicamos um decreto que proíbe corridas de cachorros, como forma de evitar maus-tratos, e promulgamos uma lei que proíbe a comercialização de coleiras de choque – enumerou Cláudio Castro.

Para o presidente da Ferj, Rubens Lopes, a parceria com o governo será um sucesso e o futebol carioca ganhará ainda mais destaque com ações como essas.

Todos os jogos são transmitidos por rádios, internet e TV. Dessa forma, o recado será dado a milhares de torcedores em todo o estado – explica Rubens Lopes.

A Secretaria de Estado de Esportes também elogiou a ideia.

Amigo a gente não compra, né? Amigo se adota. É um golaço esta parceria entre o Governo do Estado e a federação de futebol – celebra o secretário Leandro Alves.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email