– A maioria das obras está em fase final de elaboração de projetos. Outras estão em andamento, com previsão de inauguração dentro de dois ou três meses, como são os casos das pontes sobre o Rio Paraíba do Sul, uma em Quatis, no Sul do estado, e outra em Itaperuna, no Noroeste fluminense – afirmou o presidente do DER, Henrique Ribeiro.
Regiões Norte e Serrana beneficiadas
No Norte do estado, o DER vai atender uma antiga reivindicação dos moradores de São João da Barra e São Francisco de Itabapoana com a construção de uma ponte sobre o Rio Paraíba do Sul, entre os distritos de Domingos e Barcellos.
Hoje, o deslocamento entre as duas cidades é feito por Campos dos Goytacazes. Ainda serão asfaltados os 39 quilômetros das RJ-194 e RJ-196 entre a BR-101, em Campos dos Goytacazes e São Francisco de Itabapoana. Na Região Serrana, está prevista a construção da Estrada de Contorno de Nova Friburgo, entre Mury e Duas Barras, numa extensão de 42 quilômetros.
Já as RJ-130 (Teresópolis- Friburgo) e RJ-134 (Petrópolis- São José do Vale do Rio Preto) também serão recuperadas.
Asfalto-borracha na pavimentação
A tecnologia do asfalto-borracha será aplicada nas obras após a experiência pioneira na pavimentação dos 36 quilômetros da RJ-122 (Guapimirim-Cachoeiras de Macacu).
O produto obtido com a adição de 20% do pó de borracha ao cimento asfáltico de petróleo, base da pavimentação tradicional, é de melhor consistência e durabilidade.
Outras vantagens incluem menos desgaste dos pneus, permitindo uma rodagem mais silenciosa. Vale destacar também a economia do material asfáltico com a diminuição da massa de pavimentação de cinco para 2,5 centímetros.
– Temos o benefício ecológico com o aproveitamento adequado de pneus usados descartados – disse Henrique Ribeiro.
Estradas vão ser duplicadas
Estão previstas, ainda, obras em 22 quilômetros das RJ-178 e RJ-180 entre Quissamã e Dores de Macabu, distrito de Campos, e a restauração, com construção de acostamento, em 27 quilômetros da RJ-192, entre Itaocara e São Fidélis, no Norte. Já Maricá-Saquarema e Rio das Ostras-Macaé serão duplicadas.
São Gonçalo recebe R$ 300 milhões
Entre as obras que começarão no segundo semestre, há a previsão da duplicação de dois trechos da RJ-106. Um fica entre Maricá e Saquarema, de 20 quilômetros, e outro, de 30, entre Rio das Ostras e Macaé. Também está em andamento o projeto de R$ 300 milhões para urbanização, saneamento, macrodrenagem e pavimentação do Jardim Catarina, em São Gonçalo.