Na manhã do dia 15 de outubro, aconteceu no Calçadão do Centenário, no Centro de Itaocara, o evento “Itaocara emPENHAda”. O evento teve como objetivo conscientizar a população a combater e denunciar a violência contra à mulher.
O evento contou com a presença da delegada titular da Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM), em Campos dos Goytacazes, Ana Paula Carvalho, que palestrou sobre a importância de denunciar todo tipo de violência e abuso à mulher.
Além da Delegada estiveram presentes o Secretário de Assistência Social, Eduardo Antunes, a vereadora Leane Eccard, policias da patrulha Maria da Penha e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Itaocara, Dr. Fernando Marrom. Todos discutiram meios de combate à violência.
Caracteriza-se como violência contra a mulher “qualquer ato ou conduta que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico à mulher, tanto na esfera pública quanto na privada, é considerado violência.”
Para punir agressores, a Lei Maria da Penha traz a criminalização da violência contra a mulher desde 2006, prevendo responsabilização dos agressores, que normalmente estão inseridos no ambiente familiar.
Em 2019 as 14 DEAMs do Estado realizaram mais de 550 prisões e elucidaram 12.561 autorias criminosas.