Mais de 50 municípios fluminenses estão representados na exposição do I Concurso de Bordados do Estado do Rio de Janeiro. A mostra é organizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços. As peças são trabalhos de artesãos e vão desde luminárias, almofadas, tapetes, colchas, até roupas. Todos os itens foram bordados a mão, confeccionados a partir de diferentes técnicas. Os trabalhos foram exibidos ao público pela primeira vez no último dia 11 de julho, no Salão Nobre da Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) e ficará aberta a visitação até o dia 20 de agosto.
Durante a abertura do evento, o secretário de Desenvolvimento, Júlio Bueno, ressaltou a disposição da secretaria em promover e incentivar o artesanato. “O artesanato é uma atividade econômica muito importante para as famílias fluminenses. Cada vez mais, a secretaria procura apoiar os artesãos. Uma das iniciativas é o microcrédito oferecido pela Agência de Fomento (AgeRio)”, destacou.
A subsecretária de Comércio e Serviços, Dulce Ângela Procópio, reafirmou a importância do bordado para a renda de milhares de família do estado. “Queremos que o bordado do Rio de Janeiro seja conhecido por sua beleza e característica própria. Tenho certeza que desta mostra teremos a marca do bordado fluminense”, destacou Dulce.
O público que visitar a mostra poderá votar em suas peças favoritas, colaborando para a escolha dos 30 trabalhos que serão selecionados para a fase final do concurso, quando serão submetidos a um júri técnico, formado por profissionais ligados à arte e à moda. A exposição do I Concurso de Bordados do Estado do Rio de Janeiro tem entrada gratuita.