Discutindo a conservação do ambiente natural, evento também contou com feira literária e premiação aos vencedores do concurso de histórias e desenhos infantis
Escolas representantes das três redes de ensino participaram, no último dia 29 de novembro, no Ginásio Poliesportivo Municipal José dos Santos Vieira, no Centro de Cantagalo, da VIII Exposição de Projetos Educacionais pela Conservação do Ambiente Natural (Epecan), organizada através de uma parceria entre as secretarias municipais de Educação, de Cultura e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Cantagalo, com apoio da Secretaria de Turismo, Esportes, Certames e Lazer e da Sociedade Ecológica Cantagalense (Secan).
Normalmente, o evento é realizado na Praça João XXIII, no Centro da cidade, mas, com receio de chuva, a feira foi transferida para o ginásio de esportes. Na abertura, participação da Banda de Tambores do Ciep 277 – João Nicolau Filho, que apresentou cinco números sob a regência da professora e maestrina Raquel Carvalhaes. A secretária de Educação, Lucinha Farah Noronha, e a assessora de Educação e ex-secretária, Clênnis Silveira, não puderam participar devido a uma reunião no Rio de Janeiro.
No palco, elas foram representadas pela coordenadora de Ensino da secretaria, Andréa Reis, que deu as boas-vindas às escolas, estudantes, professores e demais participantes. Andréa Reis também comandou, logo após a abertura, a solenidade de entrega da premiação aos alunos vencedores do Concurso de Histórias e Desenhos Infantis, realizado nas escolas da rede municipal. A premiação dos primeiros lugares de cada categoria foi ofertada pela Utilix Serviços Ambientais, empresa contratada pela Prefeitura para cuidar do lixo urbano e que, há cerca de um mês, deu início à coleta seletiva de lixo doméstico no município.
A Epecan, como o público a conhece, é apenas a culminância de um trabalho iniciado meses antes. De acordo com a Secretaria de Educação e Cultura, a consciência ecológica chega aos alunos em forma de atividades extracurriculares e de trabalhos desenvolvidos em sala de aula. Tanto que as unidades escolares participantes expuseram diversos trabalhos sobre preservação das matas, reciclagem de lixo, tratamento de esgoto, entre outros. Cada trabalho foi explicado com participação de alunos e professores. Durante todo o dia, as escolas também fizeram apresentações diversificadas, desde música até pequenas peças teatrais, sempre destacando questões ambientais.