Famílias de Bom Jardim, desabrigadas pelas enchentes de 2011 vão ganhar um novo lar ainda neste primeiro semestre. O Governo do Estado deverá entregar, em março, as 28 casas modulares que construiu na Granja Santa Thereza e, em junho, os 180 apartamentos do residencial que ergue, em parceria com o Governo Federal, no âmbito do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, na localidade de Bom Destino.
As 28 casas modulares, montadas com material doado pela iniciativa privada, estão prontas, dependendo apenas da ligação da energia elétrica e da instalação do hidrômetro em cada unidade para serem ocupadas. Cada casa tem área útil de 39,4 metros quadrados, composta por sala, cozinha americana, dois quartos e banheiro.
Já o condomínio, com quase 50% de obras executadas, é formado por nove prédios, cada um com 16 unidades, e por outros três, com 12 apartamentos, cada. As unidades terão 41,86 metros quadrados de área útil, composta de sala, dois quartos, cozinha e banheiro. Os cômodos receberão revestimento no piso, inclusive as paredes da cozinha e do banheiro.
O conjunto, localizado em um terreno de 13,9 mil metros quadrados e com 10,1 mil metros quadrados de área construída, terá, ainda, redes de energia elétrica, abastecimento de água, drenagem pluvial e esgotamento sanitário, além de pavimentação das ruas e construção de um centro comunitário.
O município ainda vai receber outras 16 casas modulares que a Secretaria Estadual de Obras está construindo na localidade de Chalet. Com isso, Bom Jardim terá um total de 224 unidades habitacionais para famílias desabrigadas e que vivem com aluguel social pago pelo Estado.
Os governos federal e estadual investem R$ 532 milhões na construção de 4.575 unidades habitacionais para desabrigados pelas enchentes nas cidades de Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Areal, Bom Jardim, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto.