Fazenda Bonsucesso, em Cordeiro, é a única com três andares

Fazenda Bom Sucesso, em Cordeiro, é a única com três andares
Fazenda Bom Sucesso, em Cordeiro, é a única com três andares
Registro histórico - Fazenda Bonsucesso
Registro histórico – Fazenda Bonsucesso

No inventário das fazendas do Vale do Paraíba Fluminense, realizado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural e da Secretaria de Estado de Cultura, numa parceria da Light e da Cidade Viva, em 2010, consta uma informação muito interessante quanto a Fazenda Nossa Senhora do Bom Sucesso, localizada no território de Cordeiro.

A casa-sede da Fazenda Nossa Senhora do Bom Sucesso apresenta uma conformação arquitetônica não muito recorrente no conjunto de fazendas de café do Vale do Rio Grande, caracterizando-se por um fator importante: possui dois pavimentos nobres sobre um porão habitável. Sua tipologia a destaca no panorama das fazendas de café fluminenses como das poucas, senão a única, com três pavimentos”, garante o documento assinado pela equipe formada por Alberto Taveira, Michelly de Oliveira, e Amauri Lopes Junior em março de 2010.

Outra característica muito interessante na fazenda é que está edificada ao fim de um caminho ladeado por uma carreira de palmeiras imperiais. A fazenda encontra-se em meio a uma bela paisagem marcada pelo desenho de um relevo movimentado e exuberância arbórea, com trechos fechados de mata nativa e alguns pequenos morros descampados.

De seus edifícios históricos originais, a fazenda mantém, atualmente, apenas a casa-sede – modernizada e alterada por reforma na década de 1980 – e o local dos antigos terreiros de secagem de café.

O suposto construtor da enorme sede, uma das maiores da região, teria sido Antônio de Faria Salgado, nascido em 1801 e falecido em 1871, também dono da sesmaria de São Tomás e cafeicultor em Euclidelândia, em 1848.

A sede da Fazenda Bom Sucesso foi construída com enorme solidez e um belo trabalho de cantaria. Suas paredes externas, de pedra, são extraordinariamente espessas, e a casa possui características raras na região, como a presença de três pavimentos de grande altura. O porão, onde ficava a senzala, também apresenta pé-direito muito alto, e por cima dele ainda se erguiam mais dois andares, com um grande número de cômodos, uma cozinha separada do corpo principal da casa, mas unida a ele por uma larga passagem telhada.

Mais tarde, a fazenda passou à família Monnerat, e a estação de mesmo nome servia aos embarques da produção de café e de outros produtos da fazenda. Com o tempo, as terras foram sendo vendidas, restando apenas uma área relativamente pequena em torno da sede. Na década de 1960, a fazenda pertenceu à família Faria. Os irmãos cineastas Reginaldo e Roberto usaram a sede para filmar, em 1974, a comédia “Quem tem medo do Lobisomem”.

Em seguida, Bom Sucesso foi comprada por Lia Neves da Rocha e seu filho, Antônio Neves da Rocha, que restauraram e mobiliaram cuidadosamente a sede, recomprando também algumas terras que antes haviam pertencido à fazenda.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email