[MATÉRIA ATUALIZADA]
[Após a publicação da matéria no site do JORNAL DA REGIÃO, recebemos uma ligação de uma pessoa próxima à proprietária garantindo que a Fazenda não está a venda, e que o valor dela seria três vezes o que foi citado, considerando também os móveis e investimentos realizados na propriedade.]
Um patrimônio histórico e suntuoso. É o que podemos afirmar sobre a Fazenda Areias, localizado no distrito de Boa Sorte, no município de Cantagalo. A fazenda centenária de Areias, foi construída pelo Barão Nova Friburgo, também antigo dono do Palácio do Catete.
Dá para perceber a suntuosidade do imóvel no anúncio que a empresa Casa Nova Imóveis divulga nas redes sociais, para venda da fazenda, que está avaliado por R$ 25 milhões: “Imponente construção, em estilo colonial, construída no século XIX, numa área de 540 hectares, dos quais aproximadamente 40% de Mata Atlântica e 30% de pastos formados em braquiara”.
O local é cortado por um rio, possui várias nascentes e lagoas. As soleiras e vergas das portas principais são em pedra lavrada. Os acabamentos internos possuem guarnições das portas e janelas em jacarandá, rodapés altos na mesma madeira e portas com almofadas maciças. Piso composto de tábuas de peroba do campo, entremeadas com tábuas de ipê.
A fazenda será vendida com porteira fechada e está mobiliada com requinte (móveis adquiridos em antiquários, diversos tapetes persas, maravilhosos lustres, esculturas e adornos). A entrada principal tem um cenário majestoso, com chafariz pontuado por palmeiras imperiais. O corpo principal possui 2 pavimentos, acrescido de 2 alas laterais, com apenas um pavimento cada. Ao todo são 16 salões, 12 suítes, 2 semi-suítes, copa, cozinha e demais dependências de serviço. No pátio dos fundos, tem uma piscina aquecida (27m x 19m) com apoio de excelente espaço gourmet, inteiramente montado.
Na propriedade, “existem várias ruínas onde funcionavam oficinas – selaria, ferraria, serraria, carpintaria e serralheria – necessárias ao bom funcionamento da fazenda. As edificações originais remanescentes vêm passando por reforma geral, e esta tem se preocupado em recuperar estrutural e tipologicamente o casarão, além de adequar o seu interior às novas exigências da vida contemporânea”.
O imóvel é sugerido como ideal para instalação de hotel fazenda de luxo.
Na entrevista que o JORNAL DA REGIÃO fez com os representantes da empresa, Nova Casa Imóveis, responsável atualmente pela venda, informou que “não tem animais na venda. Mas a venda é de porteira fechada, incluindo os móveis da sede”. Questionado sobre o motivo da venda da fazenda, a resposta recebida foi: “Referente ao motivo da venda, não recebi essa informação”, garantiu.
O anúncio no Facebook da empresa começou a ser divulgado no dia 13 de outubro deste ano, mas a venda do imóvel já está sendo anunciada desde 2015, conforme matéria já divulgada no JORNAL DA REGIÃO.
A fazenda era a principal das demais 20 fazendas que Antônio Clemente Pinto, primeiro barão e conde de Nova Friburgo, possuía em Cantagalo. Na partilha dos bens, a Fazenda de Areias coube a seu filho, Antônio Clemente Pinto Filho, 2° barão, visconde e depois conde de São Clemente. Ao se aposentar, em 1888, foi morar na fazenda. Com a morte do conde, em 1912, Areias foi herdada por sua filha, Maria José de São Clemente, casada com Augusto de Faro Carvalho. Herdeiro deste último, Edgard Faro manteve a propriedade por muitos anos, vendendo-a, depois, a Bernhardt Winkler.
Atualmente, a Fazenda de Areias pertence a brasileira Sílvia Oliveira, que realizou reformas e restauração na fazenda. Ela é casada com um empresário árabe.