Federalização da educação básica

Os vereadores de Nova Friburgo apoiaram, de forma unânime, na sessão ordinária realizada no dia 10 de abril, a federalização da educação básica. Sendo assim, Nova Friburgo tornou-se a primeira cidade no Brasil a apoiar a federalização da educação básica, por unanimidade. O apoio se deu através da criação da Frente Parlamentar Municipal de Apoio à Federalização da Educação Básica, que será presidida pelo vereador Professor Pierre (PDT). O parlamentar afirma que as melhorias da educação só poderão acontecer “através de uma verdadeira revolução no formato adotado atualmente”.

Alunos recebem moção da Câmara

A Câmara Municipal de Cantagalo apresentou Moção de Parabenização ao Colégio Estadual Maria Zulmira Torres, nas pessoas das diretoras Alessandra Garcia Ferreira de Oliveira, Evelise de Fátima Bittencourt Roifé e Erenita Pietrani Almeida, considerando o desempenho dos 43 alunos premiados no Saerj de 2013 (Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro). O vereador Ciro Fernandes (PR) foi o autor da homenagem. “O resultado aponta a eficiência e a qualidade do trabalho desenvolvido no colégio”, afirmou.

Denúncia (I)

O prefeito cassado de Cordeiro, Salomão Lemos (PR), tem feito cobrança nas redes sociais pedindo providências nas denúncias contra vereadores no processo de sua cassação. Ele cita discurso do presidente da Câmara, Robson Careca (Pros), em 25 de novembro de 2013, a gravação com o vereador Marcelo Sardinha (PMDB), sobre provável propina; e outra gravação envolvendo o empresário Miro Bastos. Segundo ele, tudo foi denunciado à Promotoria de Justiça.

Denúncia (II)

“Até o momento, segundo meus advogados, ninguém foi chamado pela Justiça. Isto nos levou a tomar outra atitude, que foi a denúncia à Polícia Federal, com todos os dados e seus personagens. E, não bastando, também foi repassada ao corregedor de Justiça do Estado, Marfan Vieira, com todo o documentário. Fui eleito para representar esta população e tenho o direito, por vocês concedido, de cobrar da Justiça que os fatos sejam esclarecidos”, afirmou Salomão Lemos.

Comissão Processante aprova relatório

A sessão que resultou na cassação do prefeito de São Sebastião do Alto, Carmod Bastos (PT), transcorreu com a leitura do relatório pelo presidente da Comissão Processante (CP), Luiz Antônio Dias (PP), a pedido da defesa do acusado. Após a leitura, o advogado de defesa argumentou na tentativa de absolver o denunciado das acusações e livrá-lo da cassação do mandato.

Logo após tudo se apresentado, teve início a votação e, no primeiro fato julgado, foi absolvido por unanimidade. No entanto, nos oito seguintes, foi cassado com a votação de dois terços ou superior, como é determinado, por lei, que é a quantidade de votos suficiente para se cassar. Vale ressaltar que, em um dos fatos, oito dos nove vereadores votaram a favor da cassação. Já nos outros dois últimos ele também foi absorvido por unanimidade. Das 11 irregularidades acusadas, Carmod Bastos foi condenado em oito e absolvido em três.

Vereador candidato

Mais um vereador da região será candidato ao cargo de deputado estadual. Agora, é o vereador  Cláudio Damião (PT), de Nova Friburgo. Em recente evento ocorrido no Rio, o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) lançou sua candidatura ao Governo do Estado.

Lotes irregulares

A Câmara de Nova Friburgo realizou, em 24 de abril, duas reuniões – uma ordinária, às 15 horas, e outra específica, às 17h30min. – sobre a legalização dos loteamentos irregulares. As reuniões foram realizadas no Plenário Dr. Jean Bazet e foram abertas a todos.

‘Mais Médicos’ é aprovado em Nova Friburgo

A Câmara Municipal de Nova Friburgo aprovou, na sessão ordinária do dia 15 de abril, projeto de lei municipal que autoriza o Programa ‘Mais Médicos para o Brasil’, do Governo Federal, para atuação no município. Com a aprovação, Nova Friburgo assinou o convênio e recebeu 16 médicos estrangeiros. Com a chegada desses médicos, que irão trabalhar das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, 50% da população da cidade ficará com a atenção básica de saúde. Atualmente, esse número não passa dos 30%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email