A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou os números da operação do carnaval 2013. Em seis dias de fiscalização, a PRF registrou uma queda de 18% no número de mortes; de 19% no total de feridos; e de 10% no número de ocorrências trânsito na comparação com o ano passado.
Levando em consideração o aumento da frota de 70,5 milhões de veículos em 2012 para 76,1 milhões em 2013, a redução foi ainda mais expressiva: menos 24% no número de mortos, 25% de feridos e 17% de acidentes. De acordo com a PRF, esse cruzamento de dados entre a frota e a violência nas rodovias federais é possível perceber a maior redução da taxa de acidentes nos últimos dez anos.
No total, 86.224 testes de consumo de bebida alcoólica foram realizados. Destes, 1.932 condutores foram autuados e tiveram suas carteiras de habilitação recolhidas e 607 foram presos em flagrante por crime no trânsito.
– O trânsito foi zerado. Não tivemos ocorrência nenhuma. Graças a Deus, ninguém faleceu em acidentes durante esse período e o destaque foi o monitoramento por câmeras. As respostas foram imediatas e, nos fatos que ocorreram, a Polícia Militar atuou com firmeza prendendo em flagrante. Nada que pudesse tirar o brilho da nossa festa e, com isso, quem ganha é o município de Nova Friburgo – destacou o superintendente da Autran, Hudson de Aguiar Miranda.