Festa do Inhame em Ponte de Zinco

Evento marca a temporada de colheita e a variedade de pratos à base da raiz

Durante os dias 4, 5 e 6 de julho, o quarto distrito de Trajano de Moraes comemorou a tradicional festa do inhame. A zona rural do município, por ser uma das maiores produtoras da raiz, comemora, uma vez por ano, a saída da grande safra. Shows, evento religioso, passeio de bicicletas, trilhas de aranhas e motos animam as estradas, que ficam coloridas com a participação da juventude local. Além disso, foram dezenas de visitantes regionais.

A programação teve início com a apresentação da banda gospel Ministério Oliveira, da Igreja O Brasil para Cristo. Logo depois, a cantora evangélica Roselene Rodrigues, da cidade de Cabo Frio, se apresentou.

Os agitos esportivos iniciaram com trilhas de aranhas e motociclistas, que, num percurso liderado por Elizeu Shuindt, foram até o distrito de Sodrelândia, somando quase 30 quilômetros de poeira e dentro de mata fechada. Em Serra das Almas, acontecia, paralelamente, voo de parapentes. Ainda durante a noite, uma grande fogueira foi acesa, com apresentação da quadrilha ‘Pé de Serra’. O concurso do melhor prato feito à base de inhame elegeu a cozinheira Cidinéa Macharete, com trufas de inhame, considerado o mais bem preparado da festa. 

No concurso de escolha da rainha da festa, o destaque foi para  a jovem Cristiane Fernandes, eleita como a nova representante dos produtores.

O grupo de forró Sensashow  alegrou os participantes. No domingo, aconteceu, logo cedo, um café comunitário para os trilheiros que, em grande número, abrilhantaram a festividade, com a trilha de Jipe 4×4. O concurso de escolha da princesinha da festa elegeu Ágata Macedo Mafort como a mais bela da noite. A Festa do Inhame foi encerrada com chave de ouro pela banda de forró Eclipse, da cidade de Macaé.

– Nós não nos cansamos de agradecer ao nosso prefeito Carlinhos Gomes (PSDB) e ao seu vice, Omair Diniz (PP), por todo o investimento e apoio proporcionado à nossa festa – afirmou o produtor José Macharete, presidente da Cooperativa de Ponte de Zinco.

Trufa de inhame é eleita o melhor prato

O concurso que chamou a atenção na Festa do Inhame, em Ponte de Zinco, foi o de pratos típicos feitos à base de inhame. Os pratos confeccionados pelas experientes profissionais foram bolinho com carne seca, palmito, escondidinho de galinha e carne seca, tortas, caçarola, pudim, trufa, quindim e cocada, tudo à base de inhame.

Os jurados, que provaram cada prato na noite de sábado, 5 de julho, no fim elegeram como o melhor a trufa de inhame, que foi confeccionada por Cidinéia Macharete. Como premiação, a produtora levou para casa uma panela elétrica de fazer arroz. O concurso foi organizado pela comissão organizadora, com apoio da Emater, escritório de Trajano de Moraes.

Ágata Macedo Mafort é eleita princesa do inhame

Numa bonita e respeitada disputa para eleger a princesinha da Festa do Inhame em Ponte de Zinco, em Trajano de Moraes, foi eleita a linda jovem Ágata Macedo Mafort. Ela, que mora no próprio quarto distrito do município, agradou os exigentes jurados e levou para casa valiosos prêmios.

A segunda colocação ficou com Samanta Muzi Queiroz e a terceira posição com Larissa Queiroz Mafort.

Do concurso participaram oito candidatas, que levaram para o palco a beleza da zona rural do município, que tem como tradição a agricultura e a pecuária, que alavancam a economia local.

Secretaria de Agricultura de Macuco fecha junho com 177 horas de maquinário

A Secretaria de Agricultura de Macuco realizou cerca de 177 horas de serviço para 25 produtores rurais com trator e retroescavadeira só no último mês.

De acordo com o secretário Wildimar Faria, a Prefeitura de Macuco entende que a maioria dos produtores não dispõe de recursos financeiros para a contratação desse tipo de serviço, por isso oferece o apoio às suas atividades como incentivo à permanência do homem no campo.

A secretaria ainda realizou, em parceria com o programa Estradas da Produção, do Governo do Estado, a recuperação da estrada da Volta da Ferradura, no trecho compreendido entre a entrada da fábrica Holcim até a RJ-116 (curva do perigo), com cerca de 7,5 quilômetros de extensão. A patrulha mecanizada ainda efetuou aração e gradeamento de, aproximadamente, seis hectares de terra dos produtores rurais atendidos por Macuco.

Sedrap leva mais informação aos produtores nas exposições agropecuárias

Levar informações sobre projetos que têm foco no produtor rural é um dos objetivos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap) na participação em feiras e exposições agropecuárias que acontecem, em especial, no inverno, no interior fluminense.

Paty do Alferes (Centro-Sul) e Itaocara (Noroeste) acabam de realizar as suas, e a Sedrap marcou presença nos dois eventos com a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) e a Central de Abastecimento do Estado do Rio (Ceasa-RJ). O calendário prossegue com a Exposição Agropecuária de Cordeiro, que vai até o próximo domingo, dia 20, com a Fiperj e a Ceasa mantendo no evento técnicos para orientações a produtores e visitantes em geral.

A Expo Cordeiro chega à sua 72ª edição e é uma das mais tradicionais do gênero, sendo responsável por aquecer a economia da região e movimentar o turismo com shows, rodeios, tendas culturais e literárias, exposição de animais e máquinas agrícolas e concurso de gado leiteiro, entre outras atividades.

A expectativa é a de receber cerca de 200 mil visitantes durante os nove dias de evento, que acontece no Parque de Exposições Raul Veiga. Este ano, no palco, se apresentam artistas como  Guilherme e Santiago, Biquini Cavadão, Jota Quest, Luan Santana, entre outros.

FIPERJ – Em um espaço de 50 metros quadrados, técnicos do Escritório Regional Centro-Norte Fluminense da Fiperj, com sede no município e que abriga também uma das unidades de produção de peixes da fundação, prestam assistência a piscicultores da região. Eles esclarecem dúvidas relacionadas à construção de viveiros, uso de tanques-rede e manejo da produção, além de informarem sobre assistência técnica, processo de regularização ambiental da atividade aquícola, elaboração de projetos técnicos e acesso ao crédito rural. Mais uma vez, o estande mostra peixes como o pirarucu e o pintado taxidermizados (embalsamados), aquários com exemplares vivos de tilápia em diferentes etapas do ciclo de vida e um protótipo de tanque-rede com juvenis (os que ainda não chegaram à fase adulta) de tilápia para demonstrar o cultivo intensivo da espécie.

CEASA-RJ – Já a Central de Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro tem como marca registrada nesses eventos a exposição de frutas e legumes que, esculpidos por José Gustavo Sodré (funcionário do órgão há quase 30 anos), ganham forma de pinguins, frangos e outros animais para chamar a atenção dos visitantes e, assim, reforçar a importância do consumo desses alimentos.

Para o presidente da Ceasa-RJ, Sérgio Marcolini, a presença da instituição nesses eventos é muito importante para que os produtores rurais tenham com mais facilidade acesso a informações sobre programas voltados para eles, os principais beneficiados. Para ele, o ambiente da festa é propício a isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email