Evento atraiu o público à leitura e às atrações realizadas na praça do Centro da cidade
Foi realizada, no período de 19 a 21 de novembro, a Festa Literária de São Sebastião do Alto (Flissalto), e o homenageado foi Monteiro Lobato. No entanto, desde o dia 17, estevena cidade o projeto ‘Mais Leitura Itinerante’, patrocinado pela Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro, com venda de livros de diversos temas. Além desse estande, as pessoas também podiam adquirir livros na tenda do Circuito Literário da Campanha Nacional de Incentivo à Leitura. Todos os exemplares com preços promocionais.
A abertura oficial da Flissalto foi com a banda da Sociedade Musical Santa Irene de Nazareth, que percorreu várias ruas da cidade até chegar à Praça Hermes Ferro e, assim, se apresentar. O evento contou com apresentação de danças de alunos das escolas do município, alunos do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e do grupo Impacto Urbano. Teve, ainda, leitura de uma poesia em homenagem ao município e sessão de autógrafos do escritor altense Thales Amaral.
Outra atração foi o Planetário, montado na quadra de Esportes do Centro, que encantou crianças, assim como o ônibus da Biblioteca Móvel de Nova Friburgo, que fez os alunos viajarem nos contos relatados pelas contadoras de estórias.
A Flissalto contou com tendas culturais em que nelas estavam trabalhos de todas as escolas, retratando Monteiro Lobato. Algumas escolas fizeram apresentações, como o Trenzinho de Monteiro Lobato, um curta metragem sobre Monteiro Lobato, apresentação de teatro, bumba meu boi e apresentação da oficina de capoeira com alunos do Cras. Os alunos se divertiram com as estórias de Belinha e a sua Malinha e no parque com diversos brinquedos.
O evento contou com a apresentação da Banda de Tambores do Colégio Municipal Odette Penna Muniz, de Nova Friburgo; do grupo Grandes Seres da Montanha – Perna de Pau e do Coral Dó Ré Mi, de Petrópolis, regido pelo maestro Leonardo Randolfo.
As atrações musicais foram: Som da Terra, Trio Montana, Combina Samba, grupo musical de Santa Maria Madalena, Tocando em Frente e Celso da Kombi. No encerramento foi realizado o desfile do concurso ‘Beleza Negra’, marcando o Dia da Consciência Negra, no dia 20 de novembro (feriado estadual no Rio de Janeiro).
Segundo o prefeito Mauro Henrique (PT), o sucesso se deve ao empenho dos envolvidos, que não mediram esforços para se fazer o melhor. “Cada um fez a sua parte e vimos que superamos a expectativa de um evento grandioso que foi a Flissalto. Este foi um incentivo fundamental para despertar em nossos alunos o interesse à leitura e, desta forma, melhorarmos a qualidade da educação no município”.