A FLIP, Festa Literária Internacional de Paraty, nesta edição de 2019, homenageou o escritor cantagalense Euclides da Cunha. A festa acontece nas ruas do centro histórico da cidade, onde se espalham casas com programações paralelas para debater diversos assuntos e com diferentes personalidades. Pela obra euclidiana ser múltipla, a programação oficial usou-a como base para discussões sobre sociedade, meio ambiente, desigualdade social e política.
Os cantagalenses não ficaram de fora da programação. Durante a festa, a autora Fabiana Corrêa lançou o livro “Era uma vez Euclydes, para jovens leitores”, pela Editora Outra Margem. Essa, uma editora de Cantagalo, do jovem escritor, Rick da Cunha. As ilustrações do livro são assinadas por Arthur Considera Abreu. O lançamento aconteceu na Casa da Literatura, da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, uma das casas parceiras do evento, com um momento de contação de história sobre a vida de Euclydes da Cunha, seguida por uma sessão de autógrafos.
Também Anabelle Loivos, cantagalense e professora da UFRJ, lançou dois livros, um de poesias e um livro de artigos sobre Euclides da Cunha. Ainda participou de uma mesa de debates, com outra professora nascida em Cantagalo, Anélia Pietrani. Nessa mesa abordaram sobre a obra Euclidiana e as mulheres de canudos.
O momento também reuniu em Paraty amigos e estudiosos da obra euclidiana, que prestigiaram o lançamento do livro Era uma vez Euclides, para jovens leitores, como a professora Ludmar Longo e sua filha Cecília, Gabriel Monnerat, filho da autora e Laís Peres Rodrigues, pesquisadora da obra euclidiana e participante de uma das mesas de debate durante a programação.