Festival de Curta Metragem leva a sétima arte até Floresta

Mostra de cinema amador de alunos locais criou clima de ‘Oscar’ no distrito de Cantagalo

No último dia 22 de junho, Santa Rita da Floresta, segundo distrito de Cantagalo, teve um dia de Hollywood. O primeiro Festival de Curta Metragem de Floresta foi, para os 15 alunos da Escola Estadual Dr. Francisco Leite Teixeira, um momento de “Oscar” com a premiação dos trabalhos realizados pelos adolescentes.

Foram apresentados sete vídeos, entre 4 e 20 minutos, totalmente produzidos pelos alunos do 8º e 9º anos, incentivados e orientados pelos professores Jorge Henrique Moraes e Gilson Andrade. Cerca de 50 pessoas assistiram ao primeiro festival na comunidade. O evento ressaltou alguns valores e aspectos de Santa Rita da Floresta que a própria população não conhecia, como o artesanato e histórias locais. “Eles aprenderam a fazer tanto a técnica como aprenderam a valorizar a comunidade. O vídeo ajuda na valorização da memória local e aumenta a autoestima dos alunos”, afirmou o professor Gilson Andrade.

A diretora da escola, Margareth Zanon, está entusiasmada e pretende realizar uma nova versão do festival em 2013. Na disputa, o vídeo vencedor foi um documentário sobre fabricação de chapéu de palha no distrito, intitulado ‘Chapéu de Palha’, dos alunos Pedro Henrique Siqueira e Fellipe Zanon. Participaram, ainda, os alunos Antônio Vander, Gabriel, Dijavan, Ricardo, Caroline, Valentina, Kênesser, Clara, Romário, Helton, Natanael, Fabrícia e Juliana. Os temas dos vídeos foram: ‘Ícaro’, ‘Artesanato’, ‘Cavalos’, ‘Xixa – História de Vida’, ‘Chapéu de Palha’, ‘Circo’ e ‘Terras da Discórdia’.

Segundo a equipe pedagógica e administrativa da escola, inserir a arte do cinema no processo de ensino-aprendizagem, principalmente numa unidade de ensino do interior, tem como objetivo apresentar o cinema como uma fonte de cultura e agente transmissor de conhecimento, desenvolvendo o senso crítico, estético e cultural sobre a localidade; possibilita o debate interdisciplinar em torno de temas atuais; promove a integração e o desenvolvimento social e oferece momentos de lazer aos alunos.

Para a equipe, o aprendizado não pode se restringir ao cumprimento de horários e exercícios, deve ir além do simples formalismo presente no repasse dos conteúdos. O aprendizado, para ser plenamente alcançado, necessita sair da rotina do dia a dia escolar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email