Edição do próximo ano tem data marcada e fila de espera de expositores
A Feira Brasileira de Moda Íntima, Praia, Fitness e Matéria-Prima (Fevest) encerra sua 24ª edição com resultados acima do esperado. Durante o evento, cerca de 10,5 mil pessoas, entre expositores, compradores nacionais e internacionais e visitantes passaram pela feira, instalada no Nova Friburgo Country Club.
Superando as expectativas dos organizadores, a geração de negócios bateu a marca dos R$ 45 milhões do ano passado e atingiu os R$ 48 milhões. Para o ano que vem, já há fila de espera de novos expositores em busca de um espaço no evento, que será no período de 2 a 4 de agosto.
Para o presidente do Sindicato do Vestuário (Sindvest), Marcelo Porto, o término do evento não significa o fim da geração de negócios. “O principal objetivo da feira é estreitar o relacionamento entre confeccionistas, fornecedores e compradores. Aqui, os empresários fazem contatos e conhecem as novidades para, depois, dar continuidade aos negócios”, disse Porto, que completou lembrando as dificuldades do setor. “A lingerie não é uma peça de necessidade básica. É preciso encantar o comprador para vender e manter o espaço”, disse.
As 90 marcas que participaram da edição deste ano mostram ao público as tendências para a temporada primavera/verão 2014 e 2015 e apresentaram novidades no mercado de lingerie. Rendas, cores fortes e peças mais largas nas alças e laterais, dando prioridade ao conforto, foram os destaques na feira. Tecidos transparentes, e anticelulite, além de estampas de animal print, fizeram sucesso pelos corredores. A moda masculina chamou a atenção com cuecas para pessoas com deficiência física e, também, mais práticas para os atletas.
Ao longo dos três dias, durante os desfiles, dois grafiteiros da região coloriam a arte na boca de cena da Arena de Desfiles. Figuras abstratas deram um charme a mais à passarela de madeira crua.
Além de visitar os estandes e assistir a desfiles, comerciantes, fornecedores, compradores e empresários também puderam participar de palestras ligadas ao setor. No último dia de evento, o público também conferiu o resultado da décima edição do prêmio Destaque da Moda. “O objetivo é destacar as empresas que investem no processo criativo e na área de responsabilidade social. As marcas passam por três etapas de avaliação: análise técnica, votação popular e júri presencial no desfile”, explica Milena Cariello, especialista do Senai Moda.
A Suspiro Íntimo foi a vencedora deste ano e ganhará uma viagem internacional de pesquisa com a equipe do Senai Moda Design. As marcas Trave e Lia Lou ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente.
O Polo de Moda Íntima de Nova Friburgo e Região, maior do país, reúne cerca de 1,3 mil confecções e a maior quantidade de lojas do setor está concentrada nos circuitos de Olaria e Ponte da Saudade. As confecções – de pequeno, médio e grande portes – estão espalhadas pela cidade e pelos municípios que ficam em seu entorno. Em alguns segmentos, o polo é responsável por 25% da produção do mercado brasileiro, gerando 20 mil postos de trabalho, sendo oito mil diretos e 12 mil indiretos.