Os agentes do Estratégia de Saúde da Família (ESF) de São Sebastião do Alto receberam um curso de capacitação de Educação Popular em Saúde, oferecido pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). Também participaram agentes de Trajano de Moraes. As aulas foram ministradas pelas instrutoras Germana Mellis, Juçara Cerqueira e Lauzane Borges.
Para a instrutora Juçara Cerqueira, esta capacitação popular em saúde, seja em São Sebastião do Alto ou em qualquer outro município, é muito importante. “Assim, os agentes de saúde se tornam entendidos e engajados no resgate dos valores da cultura e saberes populares. A saúde tem reflexos determinantes sociais e o ser humano está na comunidade e precisa exatamente ser despertado do seu sentimento de valorização e conscientização. Com este saber popular se tem a força da prevenção, da cura dos seus males físicos, assim como, emocionais e psicólogos”, salientou.
Ainda conforme disse a instrutora, o município de São Sebastião do Alto está dando um passo gigante com esta capacitação dos agentes. “O município está valorizando a equipe de saúde nos saberes populares, e sabe-se que este fato é de suma importância. O próprio depoimento dos agentes durante o curso e no encerramento já demonstra que eles estão engajados e entenderam que a capacitação não é uma educação de cima para baixo, mas, sim, uma educação que vem da construção, da troca, da partilha e desperta nesses agentes a vontade de fazer a diferença na saúde popular”.
Segundo a coordenadora do ESF, Fernanda Almeida, o curso promovido pelos técnicos da Fiocruz foi de muita valia para todos que participaram. “Projetos como esses servem para enriquecer o conhecimento dos nossos agentes. Ao final, vimos que o saldo foi bem positivo e que todos ficaram satisfeitos por participarem desta capacitação”, declarou.
Os agentes comunitários de saúde são o primeiro contato do morador com o sistema de saúde do município.