Firjan avalia gestão fiscal das prefeituras da região

O destaque positivo da Região Centro-Norte no ranking estadual do índice ficou por conta dos municípios de Nova Friburgo (28º), Teresópolis (29º), Cordeiro (32º), Duas Barras (34º) e Macuco (36º), entre os 40 melhores. Teresópolis, inclusive, cresceu mais de 10% em relação ao índice de 2010 e teve o melhor resultado na geração de ‘Receita Própria’ e em ‘Liquidez’ e ‘Custo da Dívida’ na região. Já em ‘Gastos com Pessoal’, em 2011 o destaque foi Cordeiro e o município de Macuco se destacou em ‘Investimentos’.

De negativo, Bom Jardim (87º) e Cantagalo (83º), entre os dez piores municípios do estado do Rio de Janeiro avaliados. Bom Jardim ficou com nota zero no item ‘Liquidez’, indicando que a Prefeitura encerrou 2011 com mais restos a pagar do que recursos em caixa para cobri-los no ano seguinte. Já Cantagalo (2011) teve nota zero em ‘Gastos com Pessoal’, que representa o gasto com quadro de servidores, que teriam superado o limite legal.

O IFGF traz dados de 2011 e comparativos com os anos de 2006 a 2010. O estudo é elaborado exclusivamente com estatísticas oficiais, a partir de dados declarados pelos próprios municípios à Secretaria do Tesouro Nacional, responsável por consolidar informações sobre as contas públicas municipais. O índice varia entre 0 e 1 e quanto maior a pontuação, melhor é a gestão fiscal do município.

O Índice Firjan de Gestão Fiscal é composto por cinco indicadores: IFGF Receita Própria; IFGF Gasto com Pessoal; IFGF Liquidez; IFGF Investimentos; e o IFGF Custo da Dívida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email