Firjan lamenta suspensão de financiamentos para empresas atingidas pelas chuvas

Linha especial foi suspensa pela União

A linha do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), através do Programa Emergencial para Reconstrução de Municípios Afetados por Desastres Naturais (PER) foi fundamental para que as empresas das regiões atingidas pelas chuvas de 2011 tivessem condições de voltar.

Desde o primeiro momento, o Sistema Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) agiu para apoiá-las, conseguindo regras mais flexíveis para o acesso ao crédito naquele momento dramático. Mais adiante, face à proximidade do fim dos recursos disponibilizados, o Sistema Firjan pleiteou o aumento da dotação da linha e foi atendido, tendo sido realizados dois novos aportes por parte do Tesouro Nacional ao BNDES.

Ações contínuas e intensas junto ao Governo Federal e ao BNDES foram realizadas para prorrogar prazos de carência e pagamento dos empréstimos, mas o governo considerou não ter condições fiscais para atender a esse pleito. Recentemente, o BNDES anunciou a interrupção dessa linha, que tem, entre seus principais tomadores, micro e pequenas empresas.

O Sistema Firjan lamenta esta impossibilidade e considera fundamental que as empresas voltem a ser atendidas em suas necessidades de crédito, e continuará empenhado junto aos bancos oficiais na busca de alternativas de financiamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email