Objetivo também é oferecer cultura e entretenimento durante o evento
Com a primavera chegando, nada melhor do que um evento para valorizar as flores da região. Inspirados também no café, outro produto apreciado pela maioria dos brasileiros, a Produtora Cultural Sempre prepara a 3ª Festa da Flor e do Café de Bom Jardim, que será realizada nos dias 29 e 30 de setembro.
O principal objetivo do evento é oferecer cultura e entretenimento para todos, fortalecendo e divulgando a identidade do município, que é o segundo maior produtor de flores de corte do estado. O local escolhido para a realização da Festa da Flor e do Café é o Galpão Cultural Margaret de Jesus.
No espaço, haverá exposições de flores, café, carros antigos e fotografias; o Jardim da Princesa; Espaço Decor; mostra de trabalhos artesanais; serão realizadas palestras e oficinas; almoço dançante; shows; degustações; dança; recital; o Museu do Café; e muito mais. No sábado, dia 29, o evento começa às 14 horas, e no domingo, dia 30, a partir das 10 horas; com entrada gratuita.
Segundo Ana Quintela e Adriana Rocha, organizadoras do evento, produtores de flores vão expor rosas, palmas, crisântemos, margaridas, heras, statices, lírios, girassol e uma enorme variedade de flores de corte. O horto convidado fará a venda de bromélias e haverá exposição e venda de artesanato e de produtos da agroindústria local.
Outro atrativo será a degustação de café, com cafés especiais, expresso e comum, durante os dois dias, oferta de dois parceiros do evento. E na área externa, a exposição de carros antigos contará com o primeiro carro táxi de Bom Jardim, um Ford 1928, totalmente restaurado.
Quanto às atrações culturais, além de diversos shows haverá um recital com piano e coral, logo após a abertura da festa, no sábado. “No almoço de domingo, comidinhas da roça, galinhada e canjiquinha com costelinha de porco, além de vários petiscos para acompanhar uma cervejinha gelada”, acrescenta Ana Quintela, para deixar os interessados com água na boca.
A festa conta com a parceria da Prefeitura local, por meio das secretarias municipais de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer, e de Agricultura e Desenvolvimento, além de apoio da Emater-Rio (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro), Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária, Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Sistema Faerj (Federação de Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado do Rio de Janeiro), Rio Rural, veículos de comunicação da região, além de empreendedores locais.