O Núcleo de Ensino e Pesquisa, juntamente com a Coordenação Municipal de Saúde Mental de Carmo, realizou, no último dia 16 de abril, o Fórum Regional de Saúde Mental, sobre ‘Desafios da Intersetorialidade na Atenção à Crise em Saúde Mental. O fórum foi realizado no salão paroquial da Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo, com apoio da Prefeitura.
Entre mesa redonda e a participação de diversos palestrantes, profissionais atuantes na área, se destacou a presença do médico psiquiatra Dartagnan Rache Rodrigues, mestre em saúde pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Também esteve presente o coordenador do núcleo de ensino e pesquisa (NEP), Fernando Jasmim.
O evento reuniu estudantes de enfermagem, profissionais da área da saúde, da assistência social, da Polícia Militar, da Guarda Municipal, todos interessados em participar e trocar experiências. Participantes do município de Guapimirim, Nova Friburgo, Bom Jardim, Macuco, Sumidouro, Cantagalo, Cordeiro, Além Paraíba (MG) também estiveram presentes, inclusive Célia Maia e Venina Pontes, que apoiam a Região Serrana na Gerência Estadual de Saúde Mental.
Carmo é pioneiro nesse tipo de tratamento, possuindo, hoje, 21 residências terapêuticas, 119 moradores e mais de 100 cuidadores, segundo informações da diretora geral de saúde mental, Érica Victório.
Essa é uma parceria entre o Estado e a Prefeitura na gestão da saúde mental. Hoje, o diretor do Núcleo Estadual de Saúde Mental é Rodrigo Japur. O Centro de Convivência Paula Cerqueira fica na Rua Barão de Aparecida, aberto ao público com oficinas e cursos.