Friburgo adere à campanha da ONU

Participação do município começou devido reivindicação da sociedade civil organizada

Nova Friburgo, agora, é, oficialmente, parte da campanha ‘Construindo Cidades Resilientes: Minha Cidade está se Preparando’, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para estimular as grandes cidades a protegerem-se dos riscos naturais. Trata-se de grande vitória da sociedade civil organizada, que se uniu para reivindicar à Prefeitura a entrada no movimento.

Atuantes na Região Serrana desde o desastre que deixou mais de 900 mortos no início de 2011, as ONGs Care Brasil e Diálogo se juntaram a lideranças comunitárias para elaborar um Plano de Emergência da Sociedade Civil (Pesc). Ao apresentá-lo ao prefeito Sérgio Xavier, em maio, solicitaram a entrada da Nova Friburgo na campanha, que define “Cidade Resiliente” como sendo aquela que tem capacidade de resistir, absorver e se recuperar, de forma eficiente, dos efeitos de um desastre e, de maneira organizada, prevenir que vidas e bens sejam perdidos.

A construção de uma cidade resiliente envolve dez providências principais a serem implementadas por prefeitos e gestores públicos. Entre as medidas estão: a criação de programas educativos e de capacitação em escolas e comunidades locais, o cumprimento de normas sobre construção e princípios para planejamento e uso do solo, investimentos em implantação e manutenção de infraestrutura que evitem inundações e o estabelecimento de mecanismos de organização e coordenação de ações com base na participação de comunidades e sociedade civil organizada.

Com a assinatura da Prefeitura, que acaba de ser oficializada pela ONU, Nova Friburgo se torna a primeira cidade da Região Serrana a aderir à campanha. As outras cidades brasileiras que já aderiram são Araranguá (SC), Blumenau (SC), Florianópolis (SC), Itajaí (SC), Jaraguá do Sul (SC), Joinville (SC), Lages (SC), Macaé (RJ), Ponte Alta (SC), Rio de Janeiro (RJ), Rio do Sul (SC), São João da Barra (RJ), Talismã (TO) e Tubarão (SC).

A União Europeia, por meio do Departamento de Ajuda Humanitária da Comissão Europeia (European Commision Humanitarian Aind Departament – ECHO), investe no trabalho da Care Brasil em prevenção e redução de riscos de desastres na região. O trabalho da organização na Região Serrana também é possível graças ao investimento de indivíduos e ao financiamento de várias empresas (que em alguns casos também engajaram colaboradores e/ou clientes)

A Care Brasil é uma ONG brasileira, com título de Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email