O primeiro dos dois projetos está orçado em R$ 6,4 milhões e em processo de licitação na Secretaria Municipal de Obras. As intervenções estão previstas para começar em outubro e terminar em dez meses. Serão recuperadas as praças Levy Aires Brust, Carlos Marchon e do Lago, em Lumiar, e a Praça João Heringer, em São Pedro da Serra, além de requalificação de vias públicas nos dois distritos.
Já a construção do centro cultural, de eventos e exposições, com capacidade para receber 1,5 mil pessoas, está prevista para começar em 2014, com prazo de término de um ano. Orçada em R$ 5 milhões, a obra tem licitação estimada para acontecer em janeiro e fevereiro do ano que vem.
Antes, será realizado um concurso nacional pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) para a escolha da proposta arquitetônica definitiva do centro de convenções. O projeto básico prevê a subdivisão da área multiuso de 1,5 mil metros quadrados em espaços menores, permitindo a realização de diferentes eventos simultaneamente.