Friburgo terá primeira Escola de Políticas Públicas e Gestão Ambiental do país

Por essa razão, a escola de governo em gestão ambiental nasce com o objetivo de tornar-se referência no contexto do ensino e da pesquisa sobre transformações climáticas, emergência ambiental e impactos socioambientais derivados de projetos de industrialização, três pilares do conhecimento que são importantes ao planejamento sustentável do futuro de todas as cidades brasileiras.

Ainda não há previsão para início das aulas dos cursos, mas os núcleos de estudo já estão definidos. Um deles será a ‘Iniciação Ambiental’, com cursos destinados a preparar servidores, comissionados ou terceirizados para a importância da gestão pública ambiental e aspectos gerais de transversalidades, conhecimentos gerais, ética e cidadania, associados aos planos e ações de governo, com foco na perspectiva de desenvolvimento sustentável.

Outro núcleo do projeto implantado na cidade de Nova Friburgo será a ‘Melhoria na Administração’, com cursos de capacitação e treinamento específicos dispostos em calendário anual para atender a demanda das diversas áreas de governo, integrando aspectos estratégicos da formação ambiental aos recursos de melhoria, racionalização e difusão das práticas de gestão ambiental.

No ‘Desenvolvimento Gerencial’, haverá cursos avançados destinados a capacitar lideranças e permitir o acesso a novas tecnologias de gestão ambiental, sustentabilidade e empreendedorismo ambiental. Objetivam aperfeiçoar sistemas de gestão que demandam uma perspectiva ambiental.

No núcleo ‘Programas de Capacitação Social’, haverá ação de capacitação e difusão de conhecimento mediante a implementação de seminários, palestras, workshops, oficinas e distribuição de manuais ou material publicitário para a sociedade civil (Educação Ambiental, Prevenção Construtiva, Habitar Ambiental, Educação Fiscal, Saúde Pública, Reciclagem, entre outros), elegendo como público-alvo organizações, governos, lideranças e cidadãos.

Já o ‘Emergência Ambiental’ será um núcleo especial destinado ao desenvolvimento de programas destinados a treinar lideranças comunitárias, voluntários, ONGs e a população, oferecendo suporte às iniciativas de prevenção e monitoramento das mudanças climáticas locais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email