Friburguense já sabe o caminho na Série “D” do Brasileirão

O Friburguense, que garantiu uma vaga para a Série D 2012 do Campeonato Brasileiro ano passado ao se sagrar vice-campeão da Copa Rio 2011,  já sabe quem irá enfrentar no grupo A6: Resende, melhor colocado do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro 2012; Nacional e Guarani primeiro e segundo melhores classificados do Campeonato Estadual de Minas Gerais 2012; e Aracruz, campeão do Estadual do Espírito Santo de 2012. O Guarani havia desistido de disputar a competição e deixado a vaga para o Caldense, que também desistiu, mas, por conta de uma ajuda financeira da CBF, o Guarani deverá competir.

A Série D começa este mês, no dia 27, e continua até o dia 30 de setembro. São 40 clubes  de todos os 26 estados e do Distrito Federal, divididos em oito grupos de cinco times. As equipes de cada grupo se enfrentam em sistema de ida e volta e os dois melhores colocados se classificam para a segunda fase, as oitavas de final. Caso se classifique, o Frizão enfrentará uma equipe do grupo A5 (que reúne clubes de Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal) nas oitavas e nas quartas, novamente um adversário do seu grupo, A6, ou ainda do grupo A5. Somente nas semifinais haverá cruzamento com adversários de outros dois grupos. No caso do tricolor de Nova Friburgo, os possíveis adversários são dos grupos A7 e A8 (que reúne clubes do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo).

Dessa forma, o Frizão só enfrentará um clube do Norte ou Nordeste somente se conseguir chegar à final do campeonato deste ano. Assim, o Friburguense enfrentará a seguinte tabela na primeira fase: 27/05 – Guarani-MG x Friburguense, em Minas Gerais; 03/06 – Friburguense x Resende, no Eduardo Guinle; 10/06 – Aracruz-ES x Friburguense, no Estádio do Bambu; 24/06 – Friburguense x Nacional-MG, no Eduardo Guinle; 08/07 – Nacional-MG x Friburguense, em Minas Gerais; 15/07 – Friburguense x Aracruz-ES, no Eduardo Guinle; 22/07 – Resende x Friburguense, no Trabalhador; 29/07 – Friburguense x Guarani-MG, no Eduardo Guinle.

Em diversos estados, a vaga na Série D havia se tornado um problema. Em Goiás, por exemplo, Crac e Aparicidense desistiram de disputar o torneio e os demais times da primeira divisão estadual também não estavam dispostos a investir na manutenção de um time para a competição. A expectativa é de que a vaga fosse parar com alguma equipe da segunda divisão de Goiás.

Times de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, mercados onde há mais investimento para o futebol, também já haviam comunicado oficialmente suas desistências. Os finalistas de estaduais do Norte do País indicavam que tomariam o mesmo caminho.

Marin espera que a Série D cumpra sua função no calendário brasileiro. “O Campeonato Brasileiro da Série D vai ter de verdade uma dimensão nacional. Além de levar o esporte preferido do nosso povo aos lugares mais longínquos, dará a oportunidade de se revelar jogadores que antes estavam impossibilitados de serem observados pela imprensa e pelos profissionais das comissões técnicas dos clubes dos grandes centros”, comentou o presidente da CBF, lembrando a garantia de que o torneio será televisionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email