Após duas semanas no Japão, o Friburguense traz na bagagem a invencibilidade conquistada nos quatro amistosos na Terra do Sol Nascente. O tricolor serrano venceu o Tsukuba por 2 a 0 na primeira partida, derrotou o Matsumoto Yamaga por 2 a 1 e goleou o Verdy Tokyo pelo placar de 4 a 1 na sequência. Encerrando a excursão ao oriente, o time de Gerson Andreotti empatou em 1 a 1 com o Tochigui.
A delegação friburguense chegou ao Japão no dia 10 de novembro e teve como primeiro adversário o fuso horário. A diferença em relação ao horário de Brasília é de 13 horas (somando-se uma hora do horário de verão) e a adaptação foi complicada.
Além das questões comercial e cultural, a temporada no oriente fez parte do processo de renovação do espírito dos jogadores. Dois meses depois do último jogo no Campeonato Brasileiro da série D, a eliminação ainda incomoda os dirigentes e comissão técnica. Esquecer a disputa nacional é considerado fundamental para o Friburguense realizar uma boa temporada em 2013.
A curiosidade dos japoneses em conhecer um pouco mais sobre o Friburguense atraiu a atenção de clubes e empresários. No entanto, o processo de negociação de jogadores exige tempo e cuidado. Siqueira revelou o interesse em um atacante japonês, mas descartou qualquer possibilidade de contratá-lo no momento.
Logo após o retorno ao Brasil, o elenco foi liberado e se reapresenta no dia 3 de dezembro. O Friburguense vai realizar a maior parte da pré-temporada em Nova Friburgo, mas uma viagem a algum município vizinho não está descartada. O Frizão estreia no Campeonato Carioca de 2013 em 19 de janeiro, quando recebe o Bangu, no Eduardo Guinle.