Um dos segredos para o Friburguense se manter por tanto tempo na elite do futebol carioca, mesmo com menos recursos que quase todos os rivais, é o planejamento. E, para 2016, ele já começou. A data da reapresentação do elenco foi na tarde do último dia 8 de dezembro. A permanência do técnico Gerson Andreotti está assegurada, e o comandante, junto aos demais membros da comissão técnica e da diretoria, avalia as peças que tem à disposição no elenco para a próxima temporada.
O início da preparação vai acontecer em Nova Friburgo. Um período de treinos longe da cidade no mês de janeiro (como aconteceu nos últimos anos) não está descartado. O campo do CFZ, em Vargem Grande, foi oferecido ao clube e a diretoria enxerga a possibilidade com bons olhos.
– O clima quente e a proximidade dos clubes contra quem poderemos realizar amistosos são fatores que pesam positivamente. Vamos analisar, mas a possibilidade realmente existe – avalia o gerente de futebol José Siqueira.
A data da reapresentação do elenco profissional foi definida em acordo com o desfecho do Torneio Octávio Pinto Guimarães – competição da base, onde o Friburguense foi finalista e conquistou o vice-campeonato. Pelo menos 12 jogadores das equipes sub-23, englobando a sub-20 e sub-17, vão compor o grupo que disputará o Carioca.
Apesar da confirmação do retorno ao trabalho, o gerente José Siqueira prefere esperar para definir todas as peças que irão compor o elenco. Segundo o dirigente, alguns jogadores vão sair e outros nomes serão buscados no mercado para a formação do elenco. Alguns atletas em final de contrato e outros que estão fora dos planos da comissão técnica não irão permanecer. A ideia é manter a base de 2015 e, desta forma, a maioria dos titulares desta temporada tem presença confirmada.
Quanto às contratações, o clube vai correr atrás de pelo menos cinco reforços, todos eles dentro da realidade financeira do clube para 2016.