Outros três jogos estão previstos
O desafio número um do Friburguense no Japão foi superado. Jogando em Ibaraki, o tricolor da serra venceu o Tsukuba por 2 a 0. Os gols foram marcados pelo meia Gleison. Este foi o primeiro amistoso, ainda em ritmo de treino. Portanto, as equipes foram a campo com uniformes de treino. Logo após a partida, a delegação seguiu, de ônibus, para Tóquio.
No segundo jogo, na madrugada da última segunda-feira, 12 – 14h local -, o tricolor serrano entrou em campo e derrotou o Matsumoto Yamaga por 2 a 1. Foi o segundo triunfo do time de Gerson Andreotti no Oriente.
O Friburguense ficará 11 dias no Japão e vai enfrentar outros grandes clubes do país, como o Kashima Antlers – ex-time de Zico. Esta será a primeira vez que o time profissional do Frizão deixa o Brasil para ganhar outros campos pelo mundo. A última equipe carioca a jogar um torneio em território japonês foi o Vasco da Gama, quando disputou a Toyota Cup, em 1998.
O contato começou com a vinda do atacante Toshyia para o Friburguense. O único japonês profissional atuando no futebol brasileiro repercutiu de maneira positiva na mídia oriental. Desde então, clube e japoneses estreitaram os laços e a oportunidade de uma viagem apareceu. As negociações aconteceram a médio prazo e tiveram desfecho positivo.
Antes da viagem, o prefeito eleito de Nova Friburgo, Rogério Cabral (PSD), esteve no clube para desejar boa sorte aos jogadores. A delegação pegou um voo da empresa Emirates, saindo do Aeroporto do Galeão com destino a Dubai, na madrugada de quinta-feira, 8 de novembro, por volta das 3h10min. No dia seguinte, o Friburguense seguiu para Narita. O retorno ao Brasil está previsto para o dia 21 de novembro.
– Essa viagem internacional trará uma experiência internacional para o grupo. A maioria dos nossos atletas são jovens. Vai ser altamente positivo – finalizou Gerson Andreotti.
Os próximos amistosos do Friburguense no Japão são contra o Verdy Tokyo, em Tóquio, nesta quinta-feira, dia 15, às 16h (hora local); contra o Tochigui Soccer, nesta sexta-feira, dia 16, em Tochigui Ken, às 16h (horário local); e contra o Kashima Reysol ou Kashima Antlers (a confirmar), neste domingo, dia 18, às 16h (horário local).
Friburguense subirá 125 posições em ranking
O Friburguense fez um bom papel na Série D deste ano e, por pouco, não conseguiu o acesso à Série C de 2013. Com a queda diante do Crac-GO, o tricolor de Nova Friburgo terminou em sexto no torneio. Essa colocação garante 340 pontos para o Frizão no novo ranking da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) para 2013.
Com esses pontos, o Friburguense sobe da 233ª colocação para a 108ª, segundo contas da equipe de jornalismo da ESPN. São 125 posições a mais que no ranking anterior. As mudanças no ranking passam a valorizar os resultados dos últimos cinco anos, com pesos diferentes para cada período, dando maior valor ao último ano de competição.
O levantamento não considerou o 34º lugar do Frizão em 2009, pois os critérios da CBF não deixam claro se os classificados abaixo da 27ª colocação na Série D receberão pontos. Se receber a mesma pontuação do 23º para baixo (51 pontos), seriam mais 102 pontos, totalizando 442 pontos no ranking.
A CBF deverá divulgar o ranking final, com os devidos resultados das Séries A, B e C, que ainda estão em andamento. O novo ranking servirá para definir o número de vagas de cada estado na Série D e na Copa do Brasil a partir do ano que vem. Além disso, servirá para definir os classificados para a Copa Sulamericana de 2013 entre os dez perdedores da terceira fase da Copa do Brasil.
No levantamento do site da ESPN, que considerou as posições atuais no Campeonato Brasileiro, o Fluminense lidera o ranking com 16.208 pontos, o Vasco da Gama aparece em terceiro, com 14.950 pontos, o Flamengo é o sétimo, com 14.312 pontos, e o Botafogo o 14º, com 10.702 pontos.
Em relação aos demais times do estado do Rio de Janeiro, o ranking segue com: Duque de Caxias 45º (2.948); Macaé 56º (1.714); Madureira 58º (1.691); Volta Redonda 84º (607); Americano 96º (400); Bangu 97º (400); Friburguense 108º (340); Audax Rio 133º (212); América 145º (159); Boa Vista 154º (125); Tigres do Brasil 180º (75).
Wagner Faria é eleito o novo presidente do Friburguense
Em clima de paz e harmonia, os sócios beneméritos e membros do conselho transitório do Friburguense foram às urnas no dia 6 de novembro e elegeram o candidato Wagner Faria como novo presidente do clube. Ele deverá assumir oficialmente na primeira semana de dezembro, em cerimônia a ser realizar na sede social.
O pleito foi presidido pelo presidente do Conselho Deliberativo, Marcelo Figueira, auxiliado pelo vice-presidente do Conselho Fabrício Stutz e do primeiro secretário, Edmilson Debossan, e assistido por diversos associados, além do atual presidente Raul Marcos. Ao todo, 28 sócios beneméritos natos e 30 conselheiros do atual conselho estavam aptos a votar. Foram 46 votos, sem nenhum branco ou nulo. Wagner Faria teve 38 votos, contra oito de Hideraldo.
As eleições transcorreram de forma ordeira. Às 22h, o presidente do conselho, Marcelo Figueira, deu por encerrado o período de votação e a urna foi aberta. Após a contagem e o anúncio, Hideraldo Santarém discursou: “quero agradecer a todos pela oportunidade e continuo com o sonho de um dia ser o presidente do Friburguense”.
Em seguida, o presidente eleito, Wagner Faria, fez um breve depoimento e destacou a importância da união de forças. “Conto com a opinião de todos nesse grande desafio, inclusive de Hideraldo. Estamos todos juntos pelo mesmo objetivo, que é o bem do Friburguense”, disse.
– Temos também o social, as nossas mulheres e crianças. É por eles que temos que trabalhar – destacou o atual presidente, Raul Marcos.