George dos Santos Pacheco lança seu quarto romance

Professor e membro da Academia Friburguense de Letras, George dos Santos Pacheco
Professor e membro da Academia Friburguense de Letras, George dos Santos Pacheco

O advogado carioca Mário Barcelos foi encontrado morto com um tiro no peito, em seu próprio carro, próximo à sua residência, no bairro das Braunes. Conhecido pelas práticas pouco ortodoxas em defesa de políticos e empresários envolvidos em escândalos de corrupção, Barcelos vivia há cerca de 28 anos em Nova Friburgo, prestando, eventualmente, assessoria jurídica a empresas da cidade. Esse é o mote de “O mundo é pequeno demais para nós dois”, quarto romance do professor e membro da Academia Friburguense de Letras, George dos Santos Pacheco.

Em “O mundo é pequeno demais para nós dois“, Pacheco ingressa no terreno da autoficção e se torna personagem de si mesmo, traçando uma linha sutil entre ficção e realidade. Com seu jeito único de fazer literatura, numa trama irrepreensível, Pacheco questiona as mazelas da sociedade atual e lança luz sobre o que somos de fato e aquilo que poderíamos ser.

George tem atuado em diversos eventos literários na cidade, palestrando em escolas, organizando antologias, ou distribuindo versos nos sinais de trânsito, com o seu “Recado Poético”, influenciado pela participação, em 2019, do Festival de Inverno Sesc Rio 2019, no projeto “Boca Suja – Guardanapos Poéticos”, em que poesias circulavam em guardanapos em bares e restaurantes participantes do evento.

Livro O mundo é pequeno demais para nós dois, de George dos Santos Pacheco
Livro O mundo é pequeno demais para nós dois, de George dos Santos Pacheco

Sua escrita se caracteriza por um estilo leve, simples e direto. Criador de personagens marcantes, como o advogado corrupto Théo Lücke, em “O Pacto”, e o machista Max de Castro, em “Uma Aventura Perigosa”, Pacheco, nas palavras de Haron Gamal (professor e doutor em Literatura Brasileira pela UFRJ), “se mostra um mestre no difícil mecanismo de escrever diálogos, conseguindo criar períodos bem estruturados e construções frasais que aguçam a expectativa dos leitores”.

Se você gosta da cultura dos anos 80, então vai adorar o novo livro de George dos Santos Pacheco. Com 211 páginas de texto leve e fluído, O mundo é pequeno demais para nós dois é divertido, bem humorado, e recheado de referências à música e cultura em geral dos chamados “anos perdidos”, aproveitando a deixa para questionar temas como Justiça (ou a falta dela), amizade e resiliência. O leitor é envolvido desde os primeiros parágrafos por uma história cheia de mistério e reviravoltas, que crescem, à medida que o leitor enverada pelo enredo.

Apenas 4% dos brasileiros procuram a polícia e a Justiça para garantir seus direitos e 0,2% dos crimes cometidos chegam à condenação e prisão dos culpados. A falha dos poderes institucionais faz surgir no vácuo, uma infinidade de iniciativas para que se cumpram as necessidades e expectativas do povo, e isso, no caso específico da Justiça, pode ser muito perigoso”, reflete o autor.

O prefácio, do professor de Letras e doutor em estudos literários, Renato Alessandro dos Santos, narra as artimanhas que revitalizam a literatura contemporânea. “George constrói engenhosamente um mundo fictício onde as coisas acontecem e, na aparição dessas coisas, temos a certeza de que se está com um autor que se preocupa em fazer diferente aquilo que, na arte literária, jamais deve ser feito apenas repetindo o que outros, antes, fizeram.

Com já era de se esperar, em se tratando de George dos Santos Pacheco, a trama de O mundo é pequeno demais para nós dois tem como pano de fundo a cidade do autor, Nova Friburgo, sendo uma agradável ocasião para o leitor friburguense e os amantes da “Suíça Brasileira” se reconhecerem na Praça Getúlio Vargas, na avenida Alberto Braune, na Monte Líbano, e em diversas cenas do livro.

Editado pelo Clube de Autores, o livro, que está em pré-venda desde o final de setembro, será lançado em 08 de dezembro, às 19 horas, no Grão Raro Café. Na ocasião, George dos Santos Pacheco recebe convidados para um bate papo descontraído e sessão de autógrafos logo em seguida.

O mundo é pequeno demais para nós dois” é um livro que mostra os efeitos da injustiça na vida das pessoas, mas, acima de tudo, é uma obra sobre a superação da dor e o poder da resiliência.

Serviço:
O mundo é pequeno demais para nós dois, de George dos Santos Pacheco – Clube de Autores
211 páginas – R$ 35,00
https://www.clubedeautores.com.br/
Lançamento: 08 de dezembro, às 19 horas
Onde: Grão Raro Café, Rua Monte Líbano, 34 – Centro, Nova Friburgo – RJ
Serão observadas todas as medidas de segurança contra o COVID-19.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email