No dia 7 de junho foi realizado o III Encontro Técnico sobre Gestão de Resíduos Sólidos e o II Encontro Técnico do Instituto Estadual do Ambiente (INEA). O evento ocorreu no auditório da Federação das Industrias do Estado do Rio de Janeiro em Nova Friburgo.
Estiveram presentes 54 pessoas representando diversos atores locais, ligados ao meio ambiente.
O evento teve início com a abertura da superintendente Regional do INEA, Alessandra Assunção, e o Membro do Conselho de Bacias Hidrográficas (CBH-R2R), Vicente Bastos Ribeiro.
A professora Ana Moreira, em sua apresentação sobre o trabalho de gestão de resíduos desenvolvido no campus da Universidade Estadual do Rio de Janeiro em Nova Friburgo destacou notícias sobre a situação atual do município com relação ao descarte inapropriado de resíduos.
Fernanda Peralta e Érica Spínola Érica Spínola esclareceram sobre as alterações no cálculo do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS)-Verde que favorecerão os municípios fluminenses que avançarem no cumprimento da política estadual de resíduos sólidos.
A professora Ana Cristina Fontes Moreira da Lasqpol apresentou importantes aspectos sobre o gerenciamento de resíduos sólidos e também apresentou suas linhas de pesquisa onde seu objetivo é conseguir o reaproveitamento de resíduos das confecções de Nova Friburgo, na incorporação de outros materiais.
Fernanda Peralta e Sra. Érica Spínola fizeram uma explanação esclarecedora com relação aos mecanismos relacionados com a gestão de resíduos sólidos que pontuam no ICMS-Verde. A palestra foi muito importante para a região, principalmente para os gestores municipais.
Alan Mara esclareceu sobre a operacionalização do aterro sanitário de Nova Friburgo. Leonardo Ivan Debossan apresentou a estrutura e funcionamento da Superintendência Regional do INEA, e explicou a estrutura e atuação da SUPRID em Nova Friburgo.
Também foram apresentadas as atividades rotineiras da superintendência como o licenciamento, fiscalização, outorga, dentre outras. Também foram apresentadas as parcerias institucionais já estabelecidas e sinalizou que o órgão está com uma política de estabelecimento de parcerias diversas que visem a construção de uma agenda positiva na região. Além disso o coordenador técnico também relembrou que o INEA está modernizando seus procedimentos e que atualmente todos os processos são iniciados de forma digital.
Ramon Porto demonstrou o funcionamento e manejo de uma composteira doméstica do tipo minhocário.
Finalizando o evento, Ramon Porto realizou uma demonstração de como montar uma composteira doméstica utilizando baldes descartáveis. Os participantes demonstraram grande interesse na prática da compostagem e puderam comprovar que é uma atividade que pode ser realizada em qualquer lugar, até mesmo em apartamentos.
O evento foi considerado um sucesso pelo CBH-R2R, pois foi possível fazer um importante exercício com os atores locais sobre a importância da gestão dos resíduos sólidos em nossa sociedade. “Os debates foram ricos e construtivos, e ficou muito evidente que o problema da gestão de resíduos sólidos deve ser enfrentado em nossa região. E que para isso há a necessidade de uma evolução da visão que temos sobre o tema. Ao invés de olhar os resíduos como sério problema, deve-se vê-lo como uma grande oportunidade para a região. Oportunidade econômica, social, cultural e ambiental!”, afirmou os organizadores.