O Governo do Estado do Rio de Janeiro lançará, em 18 de junho, um edital para selecionar 60 projetos esportivos no interior, que serão financiados com recursos da Lei Pelé (Lei Federal n°9.615/1998) em valores máximos de até R$ 100 mil para cada iniciativa.
O objetivo da chamada pública, promovida pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, é fomentar a prática de atividades relativas ao desporto educacional, à realização de jogos escolares de esportes olímpicos e paralímpicos, de campeonatos estaduais e municipais, apoiar a prática desportiva para pessoas portadoras de deficiência, além de contribuir para a construção, ampliação e recuperação de instalações esportivas no interior.
No total, serão disponibilizados R$ 6 milhões para a iniciativa, sendo que 50% do orçamento serão destinados a projetos apresentados por municípios, 25% para programas de federações e ligas municipais e os outros 25% para clubes sócio-recreativos do interior.
Para participar do edital, os interessados deverão ter cadastro e habilitação no Sistema de Convênio do Estado do Rio de Janeiro (Converj).
Uma comissão especial da Secretaria de Esportes fará a avaliação dos projetos, levando em consideração critérios a serem definidos no edital, incluindo, dentre outros, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) ou Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do município onde será executado cada projeto apresentado, e a abrangência integral ou parcial para crianças e adolescentes moradores de comunidades em vulnerabilidade social.