A procura por vagas na rede estadual de ensino para o ano letivo de 2015 aumentou quase 8% em relação a 2014. De acordo com a Secretaria de Estado de Educação, 191.873 estudantes se inscreveram na primeira fase da pré-matrícula, encerrada no último mês de dezembro, contra 177.745 inscritos para o ano letivo anterior.
Também houve um aumento na migração de alunos oriundos da rede particular: em 2014, este grupo somava 18.349 pessoas, o que significava 10,32% do total inscrito. Já para este ano, a parcela representará 11,12% da rede, com 21.334 estudantes transferidos.
Para a diretora de Matrícula e Estatísticas Educacionais da Secretaria de Educação, Tamara Gomes, a melhoria no desempenho da rede estadual no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) – o Rio de Janeiro saltou da 15ª posição no ranking nacional para o 4º lugar, em 2014 – contribuiu para elevar a procura pelas vagas.
– O Governo do Estado fez investimentos que melhoraram a qualidade da educação estadual e isso refletiu diretamente no resultado do Ideb. Esse desempenho positivo certamente tem contribuído para atrair mais alunos – afirmou a diretora.
A segunda fase da pré-matrícula acontecerá no período de 22 a 26 de janeiro, sendo o primeiro dia exclusivo para os candidatos não alocados na primeira fase. Os dias restantes serão destinados aos alunos que não se inscreveram, ou não confirmaram a reserva de vagas na primeira etapa. A partir de 3 de fevereiro, as matrículas serão feitas diretamente nas escolas com as vagas remanescentes da matrícula informatizada. O ano letivo na rede estadual terá início no dia 9 de fevereiro.
Os professores que concorreram às funções gratificadas de diretores pedagógico e diretor administrativo das Diretorias Regionais da Secretaria de Educação já podem verificar sua classificação. O resultado final foi divulgado no site da Fundação Ceperj – www.ceperj.rj.gov.br. O processo seletivo interno, iniciado em 2014, atraiu 350 candidatos.
Deste total, 43 foram selecionados, sendo 21 para a função de diretor administrativo e 22 para pedagógico. A classificação final dos candidatos foi feita com base na média das pontuações obtidas nas duas primeiras etapas (prova objetiva, análises de currículo e experiência profissional).
Os considerados aptos na terceira fase (avaliação de perfil) frequentaram o curso de formação (etapa final) da Secretaria de Estado de Educação. Os novos diretores escolares vão ocupar vagas em 14 regionais.
O processo de seleção interna para diretores de escolas terá prazo de um ano, a partir da data de publicação do resultado no Diário Oficial do Estado. Os aprovados começarão a ser convocados pela Secretaria de Educação. A jornada de trabalho, conforme a secretaria, é de 40 horas semanais.