O município de Cantagalo, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, foi convidado pelo governo do Estado para apresentar os Grupos de teatro e dança do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos no Lançamento da Campanha Mundial contra o Trabalho Infantil. A apresentação teve a participação de 11 adolescentes que participam das ações do Cras Santo Antônio, e foi escolhido um Musical com o tema: Não ao Trabalho Infantil.
Com o tema “Criança não deve trabalhar, infância é para sonhar”, o objetivo da campanha é sensibilizar e motivar uma reflexão da sociedade sobre as consequências do trabalho infantil e a importância de garantir às crianças e aos adolescentes o direito de brincar, estudar e sonhar, vivências que são próprias da infância e que contribuem decisivamente para o seu desenvolvimento.
A iniciativa é uma realização do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e de Proteção ao Trabalhador Adolescente do Rio de Janeiro – FEPETI/RJ –, em parceria com o Acordo de Cooperação para Combate ao Trabalho Infantil no Estado do Rio de Janeiro, o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil – FNPETI,além de várias outras instituições governamentais e da sociedade civil.
Com foco na problematização do tema e na mobilização dos agentes governamentais e da sociedade civil, o evento terá, na parte da manhã, uma mesa de abertura, composta por autoridades ligadas à causa, uma apresentação de dados sobre o trabalho infantil e, em seguida, o lançamento oficial da campanha. Na parte da tarde, serão realizadas diversas atividades culturais, como oficinas, apresentações de esquetes e atividades recreativas.
“Saber que Cantagalo foi o único município do interior do Rio a ser representado neste evento foi uma grande honra. Fiquei muito feliz em ver a alegria destas crianças no palco. Eles emocionaram a Platéia.” – Destacou Vinicius Stael, Profissional do Cras e Coordenador do Serviço de Convivência de Cantagalo.
“A apresentação das crianças neste evento no Rio de Janeiro, foi espetacular. Ver o nervosismo e a ansiedade das crianças, toda aquela empolgação e a sensação de ver as crianças se apresentando foi muito emocionante.No final você ver nos olhos dos alunos aquele brilho de felicidade e aquela vontade de querer mais. Eu como professor fiquei muito feliz por eles, que eles possam se surpreender cada vez mais.” – Declarou o Instrutor de Dança, Anderson Domingos.
A comissão organizadora do evento ainda conta com as seguintes instituições: Ministério da Economia/SRT/RJ; Ministério Público do Trabalho/ 1ª Região; Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos – SEDSDH/RJ; Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos/SMASDH/RJ; Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho 1ª Região/AMATRA1; Centro de Integração Empresa-Escola/CIEE Rio; Associação Beneficente São Martinho; CAMP Mangueira; Secretaria Municipal de Assistência Social de Itaguaí – SEMAS/Itaguaí; Canal Futura; Museu do Amanhã.
O dia 12 de junho é o dia mundial de combate ao trabalho infantil. Nessa data, são promovidas reflexões sobre o direito de todas as crianças à infância segura, à educação e à saúde, livres da exploração e de outras violações. Os eventos realizados ao redor do mundo têm objetivo de conscientizar a sociedade sobre os prejuízos causados pelo trabalho infantil e a necessidade de eliminá-lo do planeta.