Aceitando ao convite, Geraldo Guimarães, que governou o município de 1989 a 1992 e de 2001 a 2004, chegou ao palanque acompanhado da ex-primeira-dama e ex-secretária de Assistência Social, Marinete Noronha Guimarães, além de uma das filhas do casal, a professora Carla Guimarães Abreu, ex-secretária municipal de Educação.
Em discurso, durante o intervalo, Guga de Paula abraçou Geraldo Guimarães, falou de suas disputas eleitorais e disse que o município deve reconhecer a contribuição que cada um deu ao seu tempo. “Geraldo foi prefeito por dois mandatos, além de ter sido vereador e vice-prefeito. Foi eleito pelo povo e por isso deve ser respeitado, assim como eu tive o privilégio de também ser eleito por vocês para dois mandatos. As divergências políticas existem, mas devem ser apenas políticas, pois não somos inimigos”, afirmou, pedindo autorização para dar um beijo na testa do ex-prefeito, que também agradeceu ao convite e permaneceu no palanque por todo o desfile.
No histórico político, Geraldo Guimarães foi adversário de Wilder de Paula, pai do prefeito Guga de Paula, que também governou o município por dois mandatos (1977-1982 e de 1996-2000), e do próprio Guga. Na eleições de 2004, Geraldo Guimarães era prefeito e concorria à reeleição, mas perdeu para Guga de Paula por apenas 26 votos. Nas eleições de 2008, Guimarães voltou a disputar o cargo, mas Guga de Paula conseguiu se reeleger com 8.749 votos, 3.763 votos a mais que Geraldo Guimarães, o segundo colocado.
Considerando os números eleitorais, os dois políticos têm algo em comum: Guga de Paula foi, em 2008, o primeiro prefeito reeleito da história do município após a instituição do instrumento da reeleição por meio de emenda constitucional e também se consolidou por ter sido eleito com a maior diferença de votos para o segundo colocado já registrada na história do município. Por outro lado, Geraldo Guimarães assegura, até hoje, o título de vereador mais votado da história de Cantagalo, com 974 votos obtidos nas eleições de 1976. Segundo o próprio ex-prefeito, foi um feito nada fácil. “Naquela época, eram 7.520 eleitores, mas apenas 5,5 mil votaram, o que me deu um número ainda mais representativo, quase 30% do total”, comemora até hoje o ex-prefeito, acrescentando que disputou o cargo com 60 candidatos na ocasião.
Durante todo o tempo em que estiveram juntos, muitos foram os assuntos que comandaram a pauta entre os dois políticos. Do bate-papo também participaram o vice-prefeito Jorge Farah (PPS) e o ex-vice-prefeito Helson Sally, o Catitu. Em determinado momento, o prefeito também convidou ao palco a professora Maria Emília Guzzo, filha do ex-prefeito Nilo Guzzo, já falecido e que foi detentor de três mandatos. Guga de Paula lembrou que seu pai, Wilder de Paula, e Nilo Guzzo sempre foram adversários políticos, mas nunca foram inimigos. “Este exemplo estou representando hoje aqui, entre mim e Geraldo Guimarães. Devemos nos respeitar e reconhecer a importância de cada um”, repetiu. Os dois também participaram, juntos, da entrega do troféu de participação à Mocidade Independente de Boa Sorte.
Também estiveram conversando durante o encontro a primeira-dama Jussara Figueira de Paula, também secretária municipal de Assistência Social, e a ex-primeira-dama e também ex-secretária Marinete Noronha Guimarães.