A cidade de Nova Friburgo sediará, no próximo dia 13 de dezembro, no Teatro Irmã Sania Cosmelli, nas instalações do Colégio Nossa Senhora das Dores, às 17h30min., a cerimônia de lançamento da obra ‘Sertões do Macacu: Guia do Patrimônio Documental da Região Centro-Norte Fluminense’.
O trabalho identifica mais de 130 instituições custodiadoras de arquivos e inventaria os seus acervos documentais, segundo metodologia própria, desenvolvida pela equipe de pesquisa, a partir de métodos empregados pela arquivística moderna.
Com o objetivo não apenas de informar pesquisadores em geral sobre o conteúdo dos acervos, mas, também, de fornecer subsídios para a formulação de políticas públicas no campo da gestão documental, a proposta é contribuir para a preservação da memória das comunidades da Região Centro-Norte Fluminense.
O projeto de pesquisa que resultou na produção do guia foi patrocinado pela Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, através do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), e recebeu apoio da Fundação Dom João VI de Nova Friburgo e da Prefeitura, além de ter contado com a assessoria técnica do Arquivo do Estado do Rio de Janeiro (Aperj).
A coordenação da pesquisa e a redação do guia estiveram a cargo da professora doutora Maria Ana Quaglino, historiadora da fundação, e da biblioteconomista Alcíria Araújo.