Execução deve ser realizada em todos os eventos esportivos oficiais
Neste mês de julho, o projeto ‘9 Cultural’, da Secretaria de Cultura de Cantagalo, realizado no último dia 9, primou por exercitar o hino de Cantagalo em meio aos estudantes das escolas públicas e privadas, que participaram dos V Jogos Estudantis das Escolas de Cantagalo (Jeec). Antes da partida da categoria sub-12 entre a Escola Municipal Maria Bellieni D’Olival e o Colégio Estadual Maria Zulmira Torres, válida pelos Jogos Estudantis das Escolas de Cantagalo (Jeec), por volta das 13 horas, houve uma rápida cerimônia com execução da marcha de Cantagalo, além dos hinos nacional e do município.
Inclusive, este ano, o prefeito Saulo Gouvea (PT) sancionou a Lei 1.138, aprovada pela Câmara Municipal de Vereadores, e que estabelece a obrigatoriedade da execução do hino de Cantagalo em todos os eventos esportivos oficiais.
Antes, material impresso contendo as letras da Marcha de Cantagalo (letra de Biju e música de Pastel) e do Hino de Cantagalo (letra de Arthur Nunes da Silva) foi distribuído aos atletas e à plateia, na maioria formada por alunos das 13 escolas envolvidas na competição. Numa grata surpresa, os estudantes se entregaram à cerimônia e cantaram, com todo fervor, o Hino de Cantagalo, ecoando o canto dentro do ginásio, principalmente no refrão.
– Isso mostra o quanto é importante o trabalho de difusão cultural que a Prefeitura vem fazendo não só pela própria Secretaria de Cultura, mas, também, pela Secretaria de Educação, uma grande propulsora dessas ações – destacou a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Giron, que também está respondendo, interinamente, pela Secretaria Municipal de Cultura.