O prefeito de Nova Friburgo, Rogério Cabral (PSD), encaminhou pedido ao Ministério da Saúde solicitando que a segunda Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Nova Friburgo seja instalada em área anexa ao Hospital Raul Sertã.
O prefeito também informou que o bairro Olaria será contemplado com uma unidade da Clínica da Família, a ser construída na Via Expressa. Em breve, o prefeito e o secretário municipal de Saúde, Luiz Fernando Azevedo, estarão no Ministério da Saúde para tratar dos dois temas. A expectativa é que, aprovada as duas propostas, a UPA e a Clínica da Família comecem a ser construídas no início de 2015.
No último dia 12 de setembro, a subsecretária estadual de Saúde, Fabiane Gil; o prefeito Rogério Cabral; e o secretário de Saúde, Luiz Fernando Azevedo, trataram das propostas. Eles visitaram os espaços públicos do HRS e da Via Expressa, bem como o Hospital Maternidade.
No mesmo pacote de obras da saúde, o prefeito anunciou a construção de mais duas Unidades Básicas de Saúde (UBS): uma para atender o distrito de Campo de Coelho e outra no Bairro Novo, entre Conselheiro Paulino e Riograndina, onde estão sendo entregues cerca de 2,2 mil apartamentos para as vítimas do evento climático de 2011.
Ainda este ano, a Prefeitura irá inaugurar as UBS de Mury, Conquista e Amparo, cujas obras estão sendo finalizadas e/ou em fase de compra de equipamentos.
As propostas têm como objetivo melhorar significativamente o atendimento à população, inclusive, servindo como instrumentos vitais para desafogar o Hospital Raul Sertã. Aliás, o hospital está recebendo uma obra de ampliação, orçada em cerca de R$ 4 milhões. O pavimento novo terá 30 novos leitos (20 adultos e 10 infantis) e ainda um novo centro cirúrgico. A previsão é que a obra seja inaugurada, no máximo, em seis meses.
Prometida há 20 anos, a ampliação do Hospital Maternidade está muito próxima de virar realizada. No atual governo, a maternidade está recebendo uma obra que praticamente duplicará o espaço existente. Estão sendo investidos cerca de R$ 1,1 milhão na construção de um novo pavimento com salas de cirurgias, partos e recuperação pós-anestésica, e, ainda, unidade intermediária neonatal, banheiros, vestuários, elevador (já em funcionamento), CTI, entre outras melhorias.