Evento ajudou na divulgação dos potenciais do município
Trajano de Moraes festejou, nos dias 14 e 15 de julho, na localidade de Ponte de Zinco, no quarto distrito, a I Festa do Inhame, quando reuniu produtores e amantes da raiz, que está nas mesas de todo o Brasil.
Por dois dias, a comunidade de Ponte de Zinco, que produz cerca de 200 toneladas de inhame por ano, foi visitada por centenas de pessoas, que participaram da programação festiva preparada pela Prefeitura.
No sábado (14), logo cedo, amantes de parapentes coloriram os céus de Ponte de Zinco e de Serra das Almas com seus voos. É que a localidade também sediou um campeonato, que contou com participação de 55 experientes pilotos, que disputaram troféus e premiação em dinheiro. Paralelo ao evento, foi realizada apresentação de quadrilhas julinas e o concurso de melhor prato à base de inhame. Um dos pontos altos da festa foi o desfile de dez lindas jovens, que concorreram ao título de ‘Garota Inhame 2012’. A eleita foi Paula Maressa Mafort da Costa. Ela foi coroada pela primeira-dama, Rejane Gomes, e pelo secretário municipal de Agricultura, Elizeu Shuindt. Ela reinará por um ano e representará a sua comunidade em eventos sociais. A segunda colocação ficou com Ingrid Klen e a terceira posição, com Milena Knup.
No concurso para escolha do melhor prato à base de inhame, a vencedora foi a produtora Shirley de Fátima Ribeiro, com o prato ‘pudim de inhame’. Ela recebeu um forno microondas.
A festa recebeu grande número de visitantes de várias partes do estado do Rio de Janeiro. O sucesso foi tanto que os produtores de inhame da região pediram às autoridades municipais que coloquem o evento no calendário festivo do município.