A entrega das primeiras residências para as vítimas da tragédia climática de 2011, 50 casas no Parque das Flores e 140 apartamentos no bairro Novo, foi transferida, mais uma vez, pelo Governo do Estado. O evento seria no aniversário de Nova Friburgo, mas uma nova data será marcada.
A gerente de Projetos da Casa Civil do Governo do Estado do Rio de Janeiro, engenheira Gisele Miranda, esteve em Nova Friburgo, no Dia do Trabalho, 1º de maio, para conferir o andamento da construção das casas populares que estão sendo erguidas no Parque das Flores, para as vítimas da enxurrada de janeiro de 2011.
Há duas semanas, o vice-governador do Estado, Luiz Fernando Pezão, também visitou as unidades e foram acertados prazos de entrega. O primeiro lote de habitações populares do Governo do Estado será entregue nesta quinta-feira, 16 de maio, dia do aniversário da cidade.
Na ocasião, a gerente da Casa Civil pode participar da visita que o quinto grupo de beneficiários fez ao local. Todas as famílias foram previamente cadastradas pela Secretaria de Estado de Assistência Social e podem aceitar ou não as casas. Caso a família não aceite, pode optar pela Compra Assistida ou ser indenizada.
A construção das casas é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Nova Friburgo. As unidades são pré-moldadas, feitas com fórmica e aço, e utilizam tecnologia japonesa, usada e consagrada em diversos países, como os Estados Unidos.
A beneficiária Emirene Oliveira da Silva, dona de casa, será uma das pessoas a receber uma nova casa. Para a idosa, que é da Prainha, é grande a emoção em saber que, em poucos dias, estará novamente em sua própria casa, situação que parecia muito distante quando perdeu seu imóvel, em 2011.