Implantado numa área de 13 alqueires – cada alqueire tem 27 mil metros quadrados –, o Horto Municipal Vereador José Maria Huguenin está localizado no final da Rua Domingos de Souza, na Chácara da Banheira, num terreno adquirido pela Prefeitura na primeira gestão do prefeito Guga de Paula (PP), no período de 2005 a 2008, por cerca de R$ 130 mil.
“Ano passado, mesmo sem ter sido inaugurado e trabalhando de maneira mais modesta, produzimos 50 mil mudas”, explicou Rodrigo Vollú, enquanto mostrava o viveiro com milhares de mudas, a maioria de eucaliptos, que conta com quatro variedades distintas. “Mas também temos essências nativas da Mata Atlântica, que são espécies de árvores que passaremos a contar com um maior número de mudas em breve”, acrescentou o secretário.
O prefeito Guga de Paula informou que as mudas produzidas no local são distribuídas gratuitamente aos produtores do município. “O objetivo é auxiliar no reflorestamento de áreas degradadas, onde a erosão tem consumido o terreno, assim como aumento e recuperação das APPs (Áreas de Proteção Permanente) e das Reservas Legais (RL), neste caso, utilizando as mudas de essências nativas da Mata Atlântica”, disse.
O prefeito recebeu os familiares do patrono do horto no palco e disse, se dirigindo à viúva Dóris Helena Huguenin, que José Maria, que teve vários mandatos e presidiu a Câmara Municipal por duas vezes, além de ter sido secretário municipal de Agricultura, sempre defendeu a organização dos produtores rurais. “Ele sempre quis que a classe fosse unidade e que, desta forma, conseguisse maior representação para produzir e negociar. Esta era uma de suas principais bandeiras enquanto político e produtor”, destacou Guga de Paula, acrescentando que, além de cachaça artesanal, José Maria Huguenin também investia em leguminosas como o tomate. “Pouca gente sabe, mas ele (José Maria) chegou até a exportar parte da sua produção de tomates para a Argentina”, lembrou, para orgulho da família presente.
Em nome da família, falou o filho mais velho do vereador homenageado, José Augusto Huguenin, que, atualmente, mora em Volta Redonda, no Sul do estado. “Agradeço muito a lembrança do nome do meu pai, que sempre foi um homem ligado à área rural, que sempre amou e defendeu como ninguém”, disse, emocionado, como vários dos membros da família presentes. Ele terminou lembrando que seu pai foi quem sugeriu a criação da Secretaria Municipal de Agricultura, que, depois, recebeu a de Meio Ambiente e, hoje, se transformou em Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário.
Sobrinha do homenageado, a vereadora Renata Huguenin também se emocionou ao lembrar o tio. “Ele quis me passar seu legado político e, por isso, estou aqui hoje”, disse a parlamentar. Renata também aproveitou para sugerir à Secretaria Municipal de Educação a utilização do horto para o desenvolvimento de programas e projetos voltados à educação ambiental.