Informe Rural

Do encontro, saíram delegados de cada município para representarem a região na conferência estadual, que será realizada em setembro, para a construção conjunta do Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. Na pauta dos debates, temas como desenvolvimento da agricultura familiar e agroecologia, reforma agrária, abordagem territorial, gestão e participação social.

O secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Felipe Peixoto, esteve participando da conferência e, ao lado do presidente da Ceasa-RJ, Leonardo Brandão, enfatizou a importância da presença do Estado ao lado dos  produtores e destacou o trabalho que a secretaria vem realizando através da Ceasa e da Fiperj (Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro) para essa aproximação.

– A Região Serrana possui um núcleo forte de produtores rurais, floricultores e aquicultores. Precisamos garantir a presença efetiva do homem no campo e, por isso, a secretaria não tem medido esforços para essa finalidade. Inauguramos, em maio deste ano, o Mercado de Flores, na Ceasa, e entregamos, recentemente, caminhões da Fiperj aqui, na região, para o transporte de peixes. São ações iniciais que estão sendo desenvolvidas – destacou o secretário.

O presidente da Ceasa-RJ comentou sobre o avanço que o encontro representa. “Esse espaço reúne governo e sociedade civil para a construção de políticas públicas. Essa integração é de extrema importância. O resultado dessa reunião, hoje, pode mudar o rumo da agricultura da região, trazendo resultados para reivindicações dos produtores”, disse Brandão, que destacou a preocupação da Ceasa em contribuir para a valorização do agricultor. “A Ceasa é a casa do produtor, onde concedemos um espaço para o desenvolvimento rural. Estamos avançando também nas políticas sociais e, em breve, construiremos um espaço do Banco de Alimentos no município”, completou.

O secretário municipal de Agricultura de Nova Friburgo, José Carlos Siqueira, estava confiante que o encontro vai gerar melhorias para a agricultura familiar da região.  “Acredito que, a partir dessa conferência, vão surgir ideias para a construção de políticas que garantam aos nossos agricultores familiares uma produção com sustentabilidade e meios ecologicamente viáveis”, declarou Siqueira.

O articulador Daniel Cardoso, declarou que o momento é de decisão para que os produtores tenham espaço para as reivindicações. “É fundamental a importância dos municípios, pois, assim, eles contribuem com as reais necessidades”, disse.

A conferência foi  realizada no Ceffa Rei Alberto I (Ibelga), Estrada dos Três Picos, em Baixada de Salinas, terceiro distrito de Nova Friburgo. No dia 13 de agosto, a Ceasa-RJ sediou a Conferência Metropolitana, que reuniu representantes do setor.

 

Sindicato Rural de Trajano de Moraes realiza cursos para associados

O Sindicato Rural de Trajano de Moraes vem oferecendo ao seu público-alvo, cursos de qualificação pelo Pronatec  (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), através do Senar-RJ (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural no Estado do Rio de Janeiro). São cursos de viveiricultor, em parceria com o horto florestal local; preparador de doces, compotas, geleias e panificação, realizado no Cras (Centro de Referência de Assistência Social), em Visconde de Imbé, segundo distrito, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social.

Também estão sendo ofertados cursos de inclusão digital rural em Ponte Nova (três turmas), Sodrelândia (duas turmas). Em breve, serão formadas outras cinco turmas em Barra dos Passos. Em curto prazo, será ministrado o curso de educação básica para cidadania.

O objetivo do Sindicato Rural de Trajano de Moraes é a qualificação dos produtores, possibilitando o aumento da renda familiar.

 

Estrada Prata-Porto Velho, em Carmo, recebe melhorias

Um convênio entre a Prefeitura Municipal de Carmo e a Emater-Rio (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro) levou ao município uma patrulha mecanizada para reformar as estradas de terra da zona rural. A parceria foi firmada no início deste ano, mas os equipamentos só chegaram à cidade na metade do ano e devem permanecer até novembro.

A primeira estrada a receber os serviços foi a que liga os distritos de Córrego da Prata e de Porto Velho do Cunha. A via está sendo completamente reformada e, em breve, estará em perfeitas condições para que os produtores locais escoem sua produção. “O trabalho está ótimo. Eles molham, passam o rolo para socar, deixando o piso bem compactado. Os técnicos vêm toda semana, são bem sensatos. Pelo que estamos sabendo, naturalmente o contrato será renovado se não der tempo de fazer todas as estradas”, afirmou o secretário municipal de Agricultura, Adriano Fernandes.

A patrulha mecanizada conta com duas retroescavadeiras, uma patrol, um caminhão pipa, um rolo e um caminhão basculante para colocar saibro nas vias. As máquinas só podem trabalhar em estradas municipais e que sejam de produção. Todo o serviço é feito a custo zero para a Prefeitura. A manutenção fica por conta da própria Emater-Rio. “Tendo a estrada, o morador do campo consegue sair. Se alguém passar mal, o cara leva para o hospital. Acessibilidade é tudo e motiva o produtor a permanecer na roça”, lembrou o vice-prefeito César Ladeira (PT).

O material retirado no processo de limpeza das estradas é colocado em bota-foras de produtores rurais que precisam aterrar algum ponto de sua propriedade. Vários pontos estão sendo preenchidos com o material retirado da estrada Prata-Porto Velho, o que auxilia a vida de produtores que precisam deste suporte. “A vida do produtor rural é a estrada. Como ele pode trabalhar tranquilo sabendo que não tem condições de passar com seu produto? Com uma estrada boa, ele trabalha satisfeito, tranquilo. O sonho do produtor é a estrada boa, e isso é obrigação do setor público”, explicou o prefeito Odir Ribeiro (PSB).

 

Durante a Conferência de Agricultura, prefeito de Trajano faz um balanço do setor

Com o objetivo de fortalecer  e promover o debate sobre a agricultura, foi realizada, no dia 5 de agosto, no salão da Câmara Municipal de Trajano de Moraes, a 2ª Conferência de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, da qual participaram agricultores, proprietários rurais, políticos e sociedade civil.

O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com a Emater-Rio (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro) e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural.

Segundo o secretário municipal de Agricultura, Dimas Félix, a agricultura familiar representa 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros e que os produtores devem formular as políticas de produção, privilegiar os mercados locais e regionais. Também disse que, dada à superpopulação humana, que chega a quase sete bilhões, cada pedaço de solo deve ser aproveitado dentro dos limites de seu ecossistema, onde o produtor deve economizar o máximo de energia, reciclar materiais e sempre favorecer a agricultura familiar, as pequenas e médias cooperativas. “Os produtores e consumidores têm que tomar consciência das suas respectivas responsabilidades, com conhecimentos e informações  acerca da real situação da suportabilidade do planeta, consumindo de forma diferente, solidária e sem desperdício”, disse Dimas.

O prefeito Carlinhos Gomes (PSDB) também participou do evento. Ele lembrou que formalizou uma parceria com a Emater-Rio, sendo o primeiro município do estado a adquirir produtos da agricultura familiar para melhorar a merenda escolar. O prefeito lembrou que, quando assumiu o governo, encontrou máquinas sem funcionar e que já adquiriu três máquinas  retroescavadeiras e que uma nova está chegando esta semana.

Segundo Carlinhos Gomes, foram adquiridos quatro caminhões e reformados outros dois para a agricultura. Aproveitando, agradeceu ao Conselho  Municipal de Agricultura pelas parcerias e à Emater-Rio pela recuperação das estradas, através do programa ‘Estradas da Produção’, beneficiando localidades como Ponte de Zinco, Alto de Macabu e Tapera.

Carlinhos disse que nenhum governo nunca investiu tanto como o seu, citando exemplos da estrada da entrada de Sodrelândia, com mais de um quilômetro de asfaltamento e total drenagem, além do Centro de Serra das Almas a Ponte de Zinco. Ele anunciou a aquisição futura de uma mini-usina de asfalto para o município e também de um caminhão para locomoção de piche, o que contribuirá para a melhoria dos piores trechos das estradas da zona rural do município.

Os  cinco grupos de eixos formados para debates foram liderados por Roberto Laje, Renata Haiser, Natália Almeida, Marcus Lengruber e Bárbara Gomes, que, juntamente com os presentes, elegeram delegados e elaboraram propostas, que foram apresentadas no dia seguinte, 6 de agosto, em Nova Friburgo, na 1ª Conferência Intermunicipal Serrana de Desenvolvimento Rural Sustentável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email