Acordo permite uso do Parque Raul Veiga pela Prefeitura
Com a visita da presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio), Stella Romanos, a Cordeiro, no último dia 29 de abril, foi firmado um acordo entre o órgão e a Prefeitura para a utilização do Parque de Exposições Raul Veiga. Com isso, a Prefeitura fica autorizada a utilizar o local durante todo o ano para festas e eventos.
A gestão do Parque Raul Veiga é de responsabilidade da Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária, através da Emater, que cuida da manutenção do local. No entanto, sabendo da dificuldade do escritório estabelecido no município em realizar a limpeza e manter em boas condições a infraestrutura do parque, o prefeito Salomão Lemos Gonçalves (PR) enviou, ao secretário Christino Áureo, um ofício solicitando a gestão compartilhada, para que a Prefeitura pudesse utilizar melhor o espaço e ajudar na manutenção.
Ciente da solicitação feita pelo município, a presidente da Emater, Stella Romanos, se prontificou em visitar Cordeiro para discutir a situação do parque. Ficou definida a cessão de utilização do parque, com a contrapartida de que a Prefeitura informe à Emater e assuma as responsabilidades pela limpeza no período de uso.
Sendo assim, o Governo Municipal passa a ter como opção de espaço para a realização de festas e eventos o Parque de Exposições Raul Veiga, assim como está permitido ajudar na manutenção e conservação do local, o que, segundo o prefeito, será executado periodicamente. “O parque é um patrimônio do município, além de ser um espaço excelente para a realização de eventos. Nós vamos manter os serviços de capina, varrição e corte de grama, e vamos buscar recursos para a realização de obras de melhoria da estrutura”, afirmou Salomão Gonçalves.
A cessão total do parque para a Prefeitura não é possível devido a convênios firmados pela Emater, a utilização do espaço por órgãos estaduais e, principalmente, pelo custo que acarretaria ao município, que não possui receita para arcar com os gastos totais de manutenção. “Não existe impedimento nenhum para a utilização do local pelo município, mas faltava o Governo Municipal entrar em contato conosco para pontuar essa vontade de uso periódico”, explicou a presidente da Emater.
Recuperação de estradas vicinais
Em Nova Friburgo, a Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária, através do Programa Estradas da Produção e da Emater-Rio, vem recuperando estradas vicinais das localidades Rio Bonito de Cima e Macaé de Cima, que pertencem, respectivamente, aos distritos de Lumiar e Mury. O trabalho conjunto vem permitindo o escoamento da produção rural e o deslocamento de moradores.
Os oito quilômetros da Estrada do Gebara, que liga Rio Bonito de Cima a Macaé de Baixo, foram reabertos ao tráfego após mais de três anos consecutivos de total obstrução. “Foram quase 10 anos sem acesso por carros de passeio. Até três anos atrás, só passava de moto. Depois, nem isso. Nem mesmo o caminhão da concessionária de energia conseguia chegar”, conta José Renato Ouverney, vice-presidente da Associação de Moradores e Produtores de Rio Bonito de Cima.
Nascido e criado na localidade, José Renato e sua família produzem inhame e banana, que são escoados para a capital fluminense através da estrada principal de Rio Bonito que, segundo ele, estava há oito anos com conservação deficiente. “Eram muitos buracos e um trânsito pesado de ônibus e caminhões agrícolas”, relembra. Já o agricultor Wilton Aristão Ouverney relembra que seu neto chegou a ter que ir para a escola a pé.
Na Estrada dos Sertões, em Rio Bonito de Cima, cerca de 15 famílias dependem da via para o transporte escolar, que chegou a ficar suspenso por um período, mas que foi retomado. Desde março deste ano, foram recuperados 35 km de estradas.
Leilão, em Macuco, de 250 vacas leiteiras
No Parque de Exposições Edgard Rodrigues Lutterbach, o Macuco Rural Park, será realizado, neste sábado, 11 de maio, uma Feira de Animais da Raça Girolando.
Serão negociados mais de 250 animais da raça girolando leiteira para os cooperados da Cooperativa Regional Agropecuária de Macuco. O evento terá início às 8 horas. A organização é da Cooperativa Regional Agropecuária de Macuco e da Associação dos Criadores do Estado do Rio de Janeiro (Acerj), com apoio da Prefeitura de Macuco e da Secretaria de Agricultura e Pecuária do Estado do Rio de Janeiro.
Além da presença dos cooperados de várias cidades da região, que enviam leite para a Cooperativa de Macuco, também deverão estar presentes autoridades estaduais e municipais ligados ao meio rural.
O secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, também deverá estar presente ao evento deste sábado.
São Sebastião do Alto espera obras do Estado
O prefeito de São Sebastião do Alto, Carmod Bastos (PT), acompanhado da primeira-dama e secretária de Promoção Social, Isolda Bastos; do vice-prefeito Mauro Henrique (PT); e do secretário de Turismo, Esporte, Lazer e Promoções, Pedro Queiroz, esteve participando da solenidade de inauguração realizada, em Aperibé, pelo governador Sérgio Cabral, pelo vice-governador Luiz Fernando Pezão e pelo secretário de Estado de Habitação, Rafael Picianni.
Durante o evento, o prefeito conversou com o governador Sérgio Cabral, com o vice, Luiz Fernando Pezão, e com o secretário de Habitação, Rafael Picciani, e levou ao conhecimento deles as demandas do município.
Para Carmod, é bom aproveitar oportunidades como esta, do governador vir ao interior. “Foi proveitoso o evento, porque tive a oportunidade de dialogar com o governador, com o vice e com o secretário para podermos conseguir recursos para o município. Pezão se colocou à disposição do município para nos ajudar e, também, o secretário Rafael Picciani, que nos informou que Secretaria de Habitação está de portas abertas para São Sebastião do Alto. Em breve, vamos ao Rio de Janeiro para podermos firmar a parceria e trazer investimentos para o nosso município”, salientou.
Segundo o vice-prefeito Mauro Henrique, tem que se aproveitar a vinda do governador à região. “Desta forma, temos um contato mais direto. Pudemos passar para eles – governador, vice e secretário – as nossas necessidades de investimento. Fico feliz que o diálogo foi proveitoso e, em breve, teremos novidades para São Sebastião do Alto”, afirmou.